pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/03/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/03/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Pink Siifu & Fly Anakin] “Tha Divide” feat. ZelooperZ, MAVI & Koncept Jack$on

Novo disco de Pink Siifu e Fly Anakin? Issa vibe. Os dois MCs mais descontraídos do momento regressaram à Lex Records para um $mokebreak e não venderam gato por lebre. O EP, tal como aponta o título, é a banda sonora ideal para aquela meia hora extra que sobra da pausa do almoço, de preferência servida com uma grama do vosso fumo favorito. Só não deixem que a moleza vos atrapalhe na tarefas que têm de desempenhar depois, tal como este par não nos falha nas rimas que, juntamente com um amplo leque de convidados, executa em $mokebreak. “Tha Divide”, posse cut extraída desse trabalho, ascendeu a single graças a este vídeo realizado por Elijah Maura e Keefjojo.


[ONEFOUR] “STREET GUIDE PART 01”

Já “cuspiram” ao lado de Stormzy ou AJ Tracey e o sotaque (bem como a sonoridade) podem até induzir em erro quanto às suas origens. Os ONEFOUR são o colectivo que está fortificar a cultura drill na Austrália e foram até alvo de um documentário por parte da Vice. Reduzidos a Spenny e J Emz — os outros três membros, Celly, YP e Lekks foram presos no final de 2019 —, o grupo está a preparar o lançamento do álbum de estreia Gang Shit Only com a trilogia de singles “STREET GUIDE”, cuja primeira parte foi revelada no final da última semana.


[Clairmont The Second] “mi pce”

Uma das coisas mais bonitas numa entrevista é ver os artistas a darem o devido crédito àqueles que andam a ouvir, independentemente da grandeza ou do “grau de parentesco”. Se leram a conversa que Alexandre Ribeiro teve com L-ALI a propósito do lançamento do seu mais recente EP, certamente que encontraram novas e apetitosas sugestões para vos ajudar a fugir às tendências. Uma delas é Clairmont The Second, rapper canadiano que, por bela das coincidências, lançou um pack de três canções um dia antes de Raramente Satisfeito aterrar nas plataformas digitais. Depois de “interes-ting”, em Fevereiro, “mi pce” foi agora alvo de tratamento visual.


[BbyMutha] “hateithere.”

O mundo precisa urgentemente de mais BbyMuthas. A artista de Tennessee foi uma das surpresas do rap indie/alternativo em 2020 graças aos lançamentos do álbum Muthaland e do EP Muthaleficent, ela que já carrega um catálogo considerável e que tem vindo a ser minuciosamente esculpido, de forma mais consistente, nos últimos três anos. “hateithere.” foi o tema que escolheu para se despedir de um ano caótico, em todos os sentidos, e trouxe-o agora de novo à ribalta no formato de vídeo, umas semanas após ter editado Muthaleficent 2, um curta-duração que soma aparições de ZelooperZ ou Fly Anakin, que dá a cara ao manifesto nesta peça.


[CXRPSE] “POLICE” (prod. SKOTSKR)

Depois de Lil Darkie e BRUHMANEGOD, o terceiro videoclipe da turma Spider Gang em 2021 tem CXRPSE enquanto protagonista. “POLICE”, o primeiro single de LYNCH ME, destila de agressividade e tem o mesmo alvo — e também o mesmo refrão — que o clássico “Sound of da Police“, de KRS-One, aqui devidamente modernizado. SKOTSKR é o produtor que acompanha CXRPSE em quase todo o alinhamento do disco que editou no passado mês de Fevereiro.


[ZillaKami] “CHAINS”

Agora a solo. O primeiro single do trabalho de estreia de ZillaKami aterrou nas plataformas digitais durante a última semana e foi produzido por Yung Germ, ele que é um colaborador frequente da dupla da qual o rapper faz parte, os City Morgue, que desde 2018 lançaram três LPs. A sonoridade e a estética sombrias do grupo nova-iorquino transitam para DOG BOY, o primeiro projecto em nome próprio assinado por ZillaKami.


[JAKE] “Trouble”

Canta trap melancólico com a entrega de uma pop star e ainda rasga o beat com um solo de guitarra no fim do tema. “Trouble” captou-nos a atenção na grande montra da GRM Daily e sucede a “Cold“, a canção com que JAKE inaugurou as suas contas pessoais em 2021. Pouco mais há a declarar do artista da Music Mafia, praticamente anónimo na Internet mas que parece ter um potencial interessante para brilhar em patamares mais elevados no Reino Unido.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos