pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/03/2021

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 01/03/2021

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Royce Da 5’9″] “I Don’t Age”

Está como o vinho. São 43 os anos que o corpo de Royce Da 5’9″ já leva em movimento mas a mente do veterano de Detroit, no activo desde a década de 90, está mais fresca do que nunca. Em 2018 e 2020 surpreendeu tudo e todos com dois grandes discos a solo, Book of Ryan e The Allegory, respectivamente, e viu o mais recente figurar na lista de nomeados para a categoria de Melhor Álbum Rap na 63ª edição dos GRAMMY, que acontecerá no dia 14 deste mês. “I Don’t Age” é um dos temas-chave do trabalho que celebrou recentemente o primeiro aniversário e conta agora com um vídeo realizado por Joe LeFleur.


[Maxo, Ahwlee, Black Noi$e, Na’kel Smith, Pink Siifu, Earl Sweatshirt & ZelooperZ] “Revenge Of The Dreamers pt 4”

A Internet e os seus mistérios. No final da semana passada, um videoclipe artesanal aterrava no semi-hibernado canal Realest Ever, no YouTube, que teve o seu auge há quase dois anos graças a um tema colaborativo entre ZelooperZ e Earl Sweatshirt. São precisamente estes dois MCs quem lideram a nova posse cut de luxo apelidada de “Revenge Of The Dreamers pt 4”, que poderá muito bem ser um piscar de olhos ou, quem sabe, um dedo do meio levantado, em direcção à turma de J. Cole, autores da série de compilações Revenge Of The Dreamers. Se o objectivo era passar por entre os pingos da chuva, conseguiram, já que esta montra de talentos — Maxo, Ahwlee, Black Noi$e, Na’kel Smith e Pink Siifu também estão metidos ao barulho — está muito aquém do número de visualizações esperado.


[Amaral] “Inverno 99” (prod. Bambino)

Últimos Dias, o mais recente projecto de Amaral, vai a caminho dos três anos de vida. A sucessão parece estar aí ao virar da esquina e conta com o apoio da RAIA, que lançou recentemente o videoclipe para este “Inverno 99”, esculpido em torno de um beat do lendário Bambino. Esta é a segunda amostra de Classe do Lazer, o tão esperado álbum de estreia do MC da Linha da Azambuja, que começou a ser antecipado ainda em 2020 à boleia de “Não Descer“.


[Smerz] “Flashing”

Em 2017, a XL Recordings abriu as suas portas às norueguesas Catharina Stoltenberg e Henriette Motzfeldt. A dupla, que responde por Smerz, editava nesse mesmo ano o primeiro trabalho Okey, sucedido logo em 2018 por Have Fun. Na semana passada, já com uma sonoridade mais aprimorada e polida, voltaram à carga para apresentar o álbum de estreia, Beliver, que soa a como se a música clássica se tivesse cruzado com os universos de SOPHIE, Yaeji ou RP Boo. É de lá que salta este “Flashing”, apresentado em conjunto com uma cena que parece saída de um thriller psicológico dos anos 80.


[Strange U] “Maybe”

Surgiu na década passada e parecia ter um futuro promissor à sua frente até que, em 2017, lançou #LP4080 e não mais voltou a dar sinais de vida. A High Focus, editora que carimbou os seus últimos lançamentos, conseguiu fazê-lo regressar e voltou a emprestar-lhe o palco neste “Maybe”, um tema carregado de dúvidas mas que nos deixa pelo menos com uma certeza, a de que Strange U tem em mãos um novo 7″, agendado para o dia 25 de Março. O beat tem assinatura de Dr. Zygote, nome habituado a trabalhar ao lado de algumas das mentes mais insólitas do rap britânico, como Jehst ou os Cult of the Damned.


[Night Lovell] “Counting Down The List”

Vem aí um novo álbum de Night Lovell. A garantia foi dada pelo próprio rapper na descrição do seu mais recente videoclipe, “Counting Down The List”, que dá continuação a uma fornada de temas avulso que arrancou após o seu último longa-duração, GOODNIGHT LOVELL, de 2019. Não há, para já, nenhuma revelação no que toca ao título, tracklist ou data de edição do projecto, apenas a garantia de que o artista mais tenebroso do Canadá volta a merecer o apoio da G59 Records, o selo discográfico dirigido pelos $UICIDEBOY$.


[femdot.] “Lifetime” feat. Saba

femdot. é mais um bom produto musical a surgir de Chicago que, em 2019, ganhou exposição graças ao seu próprio esforço, quando deu a conhecer 94 Camry Music, depois de ter registado passagens em trabalhos de Taylor Bennett ou dos Pivot Gang. No final do ano passado deu a conhecer um conjunto de dois novos temas, trabalho que apelidou de Buy One, Get One Free Vol.1. “Lifetime”, que conta com a participação de Saba e é a principal atracção do curta-duração, teve agora direito a ingressar no capítulo audiovisual, com a peça dirigida por Jon LeVert a aterrar no YouTube na semana passada.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos