pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/07/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 20/07/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Abra Cadabra] “On Deck”

As voltas que o drill dá: começou em Chicago, mudou-se e criou novas raízes no Reino Unido, onde se tornou num fenómeno à escala mundial, até ser novamente trazido para o país de origem por Pop Smoke. É na entoação e entrega do malogrado rapper de Brooklyn que Abra Cadabra se inspira para o seu mais recente single, “On Deck”, que está neste momento a tomar a Internet de assalto, um mês após “Cadabra Freestyle”, outro êxito recente do artista de Tottenham, que este ano já havia lançado o EP LOL: Love Or Lust?.


[THERAVADA] “Time is Flat”

Começou nos TRILOGY, ao lado do primo Rob Chambers e de Christy The GM, que nos deram três beat tapes em 2013 antes de desaparecerem do radar. Agora ao serviço das rimas, estreou-se em 2017 com o LP XEN GRIFFEY, um projecto instantaneamente acarinhado pela comunidade Bandcamp, que assinalou também a inauguração do catálogo da sua 2000 Entertainment. XENNY HARDAWAY, STATE OF THE ART e XENNIS RODMAN, este último uma compilação de 91(!) faixas, foram as edições que se seguiram e que ajudam a confirmar THERAVADA como uma voz a ter em conta no panorama rap de Nova Iorque. “Time is Flat”, o seu novo single, junta-se a “Caught Another Dream Again” na lista de avanços rumo a XENOPHON, o próximo longa-duração.


[JPEGMAFIA & Tommy Genesis] “Rough 7”

Já foi detectada pelo menos um par de vezes em cameos nos vídeos publicados por JPEGMAFIA, algo que alerta qualquer fã para uma possível colaboração. Pois bem, aconteceu durante a semana passada: Tommy Genesis aceitou causar estragos na companhia de Peggy, que assinou o verso final do tema bem como a sua produção, que recorre abundantemente a um sample de “Never Say Never”, original de Brandy. “Rough 7” faz parte da série de singles e documentários How To Build A Relationship, da qual já resultaram também “COVERED IN MONEY!”, “BODYGUARD!” ou “BALD!”, esta última alvo até de uma remistura protagonizada por Denzel Curry.


[Uno] “Para o Meu Filho Se Não Gostar de Ler”

Sem levantar muita poeira, Uno regressou ao Consultório para editar Meu Filho, um dos registos mais pessoais por parte do MC e produtor lisboeta, três meses após ter servido TK na sessão terapêutica de O MC DE IMPROVISO DA TUGA?. “Para o Meu Filho Se Não Gostar de Ler” e “Ping Pong” foram os dois temas escolhidos do sucessor de O Caminho Mais Difícil para ingressar no formato de vídeo no canal de Uno no YouTube.


[Ho99o9] “Pigs Want Me Dead”

Sem papas na língua, theOGM e Eaddy não podiam deixar passar em branco o actual estado de tensão racial vivido nos EUA. Tudo começou com o duplo single Christopher Dorner / Pray or Prey, lançado um par de semanas após o homicídio de George Floyd e entretanto interpretado ao vivo no festival protestante Black Power Live, onde alinhou ao lado de Travis Barker (Blink-182), e sobe agora de tom neste “Pigs Want Me Dead”, ilustrado com imagens da violência gratuita possibilitadas pelo universo digital e anárquico de Grand Theft Auto. Há um ano, os dois artistas carimbaram Cyber Warfare, o último projecto editado enquanto Ho99o9.


[ProfJam & benji price] “TRIBUNAL”

Já todos certamente se terão perguntado pelo mesmo: como é que vamos poder assistir a um concerto de SYSTEM ao vivo neste clima de pandemia? ProfJam e benji price mataram-nos alguma dessa fome durante a última semana ao registarem uma prestação ao vivo de “TRIBUNAL”, dirigida por André Caniços a convite da Think Music. Garantida a presença de um dos discos nacionais mais inesperados do ano pelo menos no palco da Internet.


[Black Thought] “Thought vs Everybody”

Foi durante a sua última passagem pela rubrica Tiny Desk Concert que Black Thought anunciou ter um novo álbum a caminho. O terceiro volume de Streams of Thought, apelidado Cane and Abel e produzido na integra por Sean C, chega-nos no último dia deste mês e já tem um dos seus temas a rodar nas plataformas de streaming. “Thought vs Everybody” é rap de protesto em estado bruto e veio acompanhado de uma curta-metragem realizada por Rodney Passé.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos