pub

Publicado a: 25/10/2015

7 Dias, 7 Vídeos

Publicado a: 25/10/2015

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

 

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal no terreno do hip hop. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto novo, com tanto por onde espreitar e escutar.

 


 

 

[LOGIC FEAT. BIG LENBO] “Young Jesus”

(The Icredible True Story, Def Jam)

Logic anunciou ao mundo o seu próximo trabalho pela Def Jam através de um vídeo onde o podemos ver numa espécie de esconderijo futurista abaixo do solo, vestido com um fato espacial e a disparar samples na sua MPC com uma voz a sobressair ecoando “I am the greatest”. A data de lançamento do disco já foi revelada através do Twitter, apontando para a próxima sexta-feira 13, que calha no mês de Novembro. A temática vai rondar os cenários da ficção científica, tomando toda a sua acção no espaço temporal daqui a cem anos, já com o planeta Terra apagado do Sistema Solar.

“Young Jesus” é o segundo single adiantado e o primeiro a merecer tratamento de vídeo. Surge como se um aquecimento se tratasse, onde Logic e Big Lenbo exercitam as suas canetas e debitam rimas quentes em flows rápidos, como se fosse uma corrida de cem metros, sem barreiras.

 


 

 

[LOGAN] “TMD”

Pouco ou nada se encontra acerca de Logan, MC e produtor oriundo de Los Angeles. Mas são já vários os motivos que nos leva a ficar atentos ao seu próximo projecto, For Your Consideration. Começando, logicamente, pela música, onde o rapper se arrasta num flow lento, apimentado por um egotrip meio doentio, como se dum aviso se tratasse. A batida é feita a meias com Coop e tem uma linha de graves bastante sonante e pesada – das mais deliciosas que temos ouvido para os amantes da cena bass.

Como se não chegasse, o conceito do vídeo é uma mescla de efeitos muito interessante, passando por diversos cenários, com as mais variadas roupas e pirotecnia à mistura. Quem o realizou? Jack Begert da Psycho Films, o mesmo colectivo que já trabalhou com Kendrick Lamar (“For Free”) e Jay Rock (“Vice City”).

 


 

 

[THE WEEKND FEAT. EMINEM] “The Hills (Remix)”

The Weeknd tem feito questão que todos os seus vídeos tenham o mesmo selo de qualidade das suas músicas. Este não é excepção e vai deixar muita gente de boca aberta. É um passo grande e importante na caminhada que a ciência tem feito rumo à possibilidade da criar uma plataforma de realidade virtual. Não vale a pena contar os acontecimentos que decorrem por esta rua caótica. Temos acesso a uma visão de 360º e, como tal, aquilo que vemos da primeira vez será totalmente diferente da segunda caso optemos por espreitar para outro lado. Um grande número de possibilidades. Deixem-se envolver pelo conceito e atenção que só têm acesso a todas as funcionalidades se utilizarem um browser compatível. Deste lado o Chrome funciona na perfeição.

 


 

 

[REDMAN] “Dope Man”
(Mudface, Def Jam)

Mais um álbum agendado para dia 13 de Novembro: Mudface de Redman. Ainda com a promessa de um Muddy Waters 2 para o próximo ano. “Dope Man” mostra-nos um lado mais cómico do MC de Nova Jersey onde faz a ligação do seu rap ao mercado do narcotráfico. Rimas aviadas à grama, puras, sem misturas, cortes ou aditivos. É Redman no seu estado natural.

 


 

 

[JAY ROCK FEAT. SIR] “The Ways”
(90059, Top Dawg Entertainment)

Mulheres, muitas mulheres, semi-nuas, notas a voar por diversas vezes e bebidas alcoólicas de valor elevado. Os ingredientes necessários para um vídeo de rap cliché. Podíamos esperar por algo melhor quando falamos de um dos parceiros de Kendrick Lamar na Top Dawg Entertainment, uma das editoras que mais criatividade transpira dentro do panorama hip hop actual. Ainda assim não lhe podemos negar o impacto causado. Basta olharmos, por exemplo, para Drake, que lançou novo vídeo completamente minimalista e conseguiu chegar aos olhos, bocas e ouvidos de todo o mundo. É tudo uma questão de aparecer e saber como o fazer. Às vezes não é preciso muito para ir um pouco mais longe.

 


 

 

[ACTION BRONSON & ALCHEMIST] “Boiler Room x GoPro Live Set”

Nova iniciativa da GoPro no panorama rap, desta vez em parceria com a Boiler Room e a ajuda de Action Bronson, que durante o concerto esteve a captar imagens através de uma câmara presa à sua cabeça e outra no microfone. Juntamos o útil ao agradável e temos aqui trinta minutos recheados de bom hip hop juntamente com novas perspectivas de visualização que nos deixam com aquele feeling de que estamos a fazer parte do espetáculo, ali, no momento.

 


 

 

[MADCHILD] “Night Time Kill”
(Silver Tongue Devil, Battle Axe Records)

Mais recente single retirado do último álbum do rapper canadiano, Silver Tongue Devil. Cada vez mais doentio, mais ninfomaníaco, mais relacionado a drogas e álcool. Tudo elementos que fazem deste egotrip um sabre lazer capaz de perfurar os tímpanos mais sensíveis. Sem dó nem piedade, Madchild vai deixando os cadáveres pelo chão com o desenrolar do tema – algo que não transparece no vídeo, mas se fecharmos os olhos por momentos podemos sentir os pensamentos cruéis e obscenos do MC que tem insistido em fazer passar uma imagem de si mesmo a tocar o psicótico.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos