pub

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/12/2020

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 14/12/2020

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[DJ Muggs] “Video Mixtape WINTER Edition”

Aos 52 anos, DJ Muggs é um dos produtores de hip hop mais conceituados do mundo e o respeito que conquistou dentro do circuito tem-se vindo a alargar às gerações que surgiram após a sua. O veterano assinalou este mês a chegada das baixas temperaturas com um novo projecto, WINTER, e no final da semana passada promoveu o lançamento com “Video Mixtape WINTER Edition”, onde podemos escutar os trechos das faixas que compõem o trabalho, para o qual contribuíram com versos nomes como Boldy James, Cappadonna, Rome Streetz, Meyhem Lauren ou Al.Divino, este último que havia colaborado com Muggs há um par de meses no LP Kilogram.


[Mustafa] “Air Forces” Ao Vivo @ A COLORS SHOW

Aos poucos, Mustafa vai conquistando o seu próprio lugar na indústria discográfica. Estreou-se este ano com uma canção produzida por James Blake e Frank Dukes mas já há alguns anos que as suas performances de spoken word vinham a espalhar-se pela Internet. Em Novembro, já depois de ter dado a conhecer a versão de estúdio para este “Air Forces”, Mustafa esteve em destaque enquanto co-compositor para “Monster”, um dos mais recentes êxitos de Shawn Mendes (com Justin Bieber como convidado), que em conversa com Zane Lowe, para a Apple Music, descreveu o colega como “um verdadeiro poeta” e disse que “o tema não teria tomado a mesma direcção se ele não tivesse presente na sala”. “Air Forces” é apenas o segundo single numa ainda curta jornada por parte do cantor canadiano e foi produzido por Frank Dukes e Jamie xx.


[Maior Major] “FHL” (prod. ASIG)

Música e imagem andam de mão dada na proposta artística de Maior Major, um jovem talento (nas rimas e nas telas) a despontar no Porto e que se deu a conhecer ao mundo em 2019 com o acrobático “PLENO“, tema gravado, misturado e masterizado pelo ancião Mundo Segundo no seu Segundo Piso. Com um arranque destes, o voo tinha tudo para ser alto, algo que se veio a confirmar este ano com o introspectivo auto-retrato que compõe “ALJUBE“, single de apresentação do seu primeiro projecto, e com o pós-surrealismo de “Megalodon” que deu mais cor ao segundo volume de AS IRMÃS REÚNEM, de VULTO.. “FHL” é a mais recente peça do puzzle Fuso Horário Luso, um trabalho multidisciplinar que Maior Major prepara para atacar 2021.


[KAYTRANADA] “Look Easy (The Short)” feat. Lucky Daye

Sabem quem se estreou nas nomeações para os GRAMMYs? KAYTRANADA! Depois de 99.9% ter passado inacreditavelmente despercebido para o comité que organiza a entrega dos prémios, a redenção chegou na forma de três nomeações para o produtor canadiano, para as categorias de “Melhor Novo Artista”, “Melhor Tema de Dança” e “Melhor Álbum de Dança/Electrónica”. O momento parece, assim, perfeito para estrear uma curta-metragem em torno de “Look Easy”, tema que contou com o input de Lucky Daye e pertenceu ao seu último BUBBA.


[Devonté Hynes & Third Coast Percussion] Fields (Entrevista + Performance)

Quem também (finalmente) se estreou em menções para os GRAMMYs foi Devonté Hynes. Depois de projectos enquanto Blood Orange ou Lightspeed Champion e da “distribuição de jogo” para gente como FKA twigs, A$AP Rocky ou Mac Miller (entre tantos, tantos outros), o cantor, autor e produtor britânico vê o seu nome pela primeira vez na lista de nomeados para a cerimónia de entrega de prémios mais emblemática do circuito musical. E logo através de um disco em que saiu por inteiro da sua zona de conforto: Fields marcou a estreia de Hynes enquanto compositor música clássica, interpretado pela Third Coast Percussion, e conta agora com esta peça documental/performativa que celebra o excelente momento do músico.


[Quakers] “This Station” feat. Jeremiah Jae

Aquilo que já poucos de nós esperavamos aconteceu em 2020: os Quakers voltaram à Stones Throw em Novembro com o seu segundo álbum, Supa K: Heavy Tremors. O trio inglês, formado por Geoff Barrow (dos Portishead), 7-Stu-7 e Katalyst, assinou um novo batch de batidas desconcertantes e convidou Guilty Simpson, Phat Kat, Grandmilly, Sampa The Great, Jonwayne ou Denmark Vessey para as atropelarem com os seus versos. Jeremiah Jae também está entre o vasto leque de convidados do LP e é ele quem assume o protagonismo neste futurista “This Station”.


[Westside Boogie] “Outside” feat. Joey Bada$$

Foram quase dois anos sem novidades de Boogie (agora Westside Boogie) em nome próprio. Depois de ter arrancado 2019 com o disco de estreia Everythings For Sale, o rapper de Compton está de volta e bem acompanhado — Joey Bada$$ surge ao seu lado em “Outside”, um single que parece antecipar um novo trabalho pela Shady Records, de Eminem, a lenda à qual presta homenagem por entre as primeiras barras deste tema. Em 2020, Boogie foi dando um ar de sua graça em projectos de Reason, SiR ou Cassper Nyovest.

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos