7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Kenny Beats] The Cave c/ 6LACK

Se passaram o percurso de 6LACK a pente fino já não é novidade nenhuma a veia de MC de batalha que o levou a apaixonar-se pelas rimas antes de pensar sequer em fazer canções. As canções salvaram-lhe a carreira, conforme revelou ao super-produtor Kenny Beats no último episódio de The Cave, mas a habilidade para tecer as melhores punchlines — repletas de humor e carisma — não ficou esquecida. Depois de encomendar um beat quase boom bap e a apontar para Nova Iorque, 6LACK fechou-se na cabine de gravação para nos entregar aquele que será sem dúvida um dos momentos altos da segunda temporada da rubrica digital curada por Kenny Beats.


[Chance the Rapper] “Hot Shower” feat. MadeinTYO & DaBaby

Jovem e dono de um ainda curto historial no panorama do hip hop norte-americano, DaBaby vai-se revelando cada vez mais como uma das principais referências dentro do género e não será de espantar que venha a influenciar as gerações vindouras. Que o diga Chance The Rapper, artista de créditos firmados numa escala planetária mas que construiu um tema de raiz bem ao estilo do MC da Carolina do Norte e assumiu a referência ao convidá-lo para o último verso. Reel Goats, a equipa por detrás dos visuais de DaBaby, emprestou também os seus dotes a Chance para o vídeo de “Hot Shower”, que saiu dias antes de “Off Da Rip”, o mais recente single a ser extraído de KIRK e que poderia muito bem ter entrado para as contas deste 7 Dias, 7 Vídeos.


[Earl Sweatshirt] “EAST”

Nova música de Earl Sweatshirt implica, por norma, uma espera desesperada da nossa parte, habituados a receber um disco a cada dois/três anos por parte do prodigioso MC ex-OFWGKTA. A surpresa que apanhámos com Solace voltou a repetir-se agora com Feet Of Clay, felizmente alvo de uma maior dose de promoção, que levou o EP até às principais plataformas de distribuição ao contrário do seu antecessor, remetido a um quase esquecimento absoluto. “EAST” foi o tema escolhido para servir de bandeira para o curta-duração que segue a mesma pegada estética deixada por Some Rap Songs, de 2018, e oferece-nos uma visita guiada à mente do rapper durante o período em que esteve a criar o seu último álbum.


[Julinho KSD] “Hoji N’Ka Ta Rola”

O MC e cantor dos Instinto 26 voltou a apresentar-se a solo neste “Hoji N’Ka Ta Rola”, sucedendo ao viral “Sentimento Safari”, o tema que ofereceu o calor que os radares meteorológicos não captaram durante o último Verão. Este pode muito bem ser uma das derradeiras faixas soltas esculpidas sobre beats não originais por parte do colectivo de Mem Martins, que recentemente admitiu ao Rimas e Batidas estar já a trabalhar no primeiro EP ao lados dos produtores Fumaxa, Ivandro e Migz.


[Bill Shakes] “Smartprice” feat. King Grubb

Demorou mas já por aí anda. Editado em Agosto, Eh? é o álbum de estreia de Bill Shakes e conta com o carimbo da Blah Records. Composto por 11 faixas, o longa-duração tem o mentor Lee Scott a assumir o papel de produtor-executivo e foi antecipado por “Tugay Kerimoğlu”, agora destronado por este “Smartprice” na lista de singles.


[Step Brothers] “Burnt Tree”

As produções de Alchemist sofreram uma nova mutação após o contágio ao vírus Griselda Records, pela mão de Daringer, o beatmaker in-house do colectivo de Buffalo, que representa a nova escola do hip hop de Nova Iorque. Agora na vertente de MC, novamente ao lado de Evidence na dupla Step Brothers, fica também patente a influência de nomes como Benny The Butcher e Conway The Machine na cadência do nativo de Beverly Hills, Califórnia. Igual a si mesmo, Evidence complementa os versos escritos pelo parceiro naquela que é a primeira música dos Step Brothers desde Lord Steppington, o disco de estreia. Além do formato de videoclipe, “Burnt Tree” faz parte de um duplo single editado em 12” pela Rhymesayers Entertainment.


[Grandmilly & Shozae] “Fool’s Gold”

Sem levantar grande alarido, Grandmilly & Shozae juntaram-se aos quadros da Stones Throw Records e por lá editaram Adventureland, o álbum de estreia enquanto dupla. Os singles “Grafffiti”, “Cyber Tech Suits” e “Adventureland (Grand Opening)” saíram daí, tal como o LP não foram além de umas poucas dezenas de milhares de reproduções. Um ano após a edição do projecto, Grandmilly & Shozae regressam àquela que foi a sua carta de apresentação para uma grande montra do circuito hip hop e recuperam este “Fool’s Gold”, que tem todos os ingredientes para ser um clássico do panorama underground.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira