7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Tyler, The Creator] “A BOY IS A GUN*”

A abordagem ao amor e à sua sexualidade continuam na ordem do dia Tyler, The Creator, que em IGOR, o seu sexto álbum, se apresentou disfarçado com uma peruca loira e óculos escuros. “A BOY IS A GUN*” é o segundo videoclipe a surgir do disco editado em Maio deste ano e tem o próprio Tyler a assumir a realização, algo que tem acontecido com frequência ao longo do seu trajecto. Na faixa podemos ainda ouvir Solange enquanto voz de fundo, bem como pedaços musicais extraídos de “Bound”, das Ponderosa Twins Plus One, que já tinham servido para dar vida a “Bound 2”, de Kanye West.


[LORD] “NUNCAMESENTIASSIM”

LORD está prestes a revelar-nos o seu álbum de estreia, Espinal Medula, que tem este “NUNCAMESENTIASSIM” enquanto primeiro avanço. O rapper e produtor de Alverca brindou-nos nos últimos anos com os projectos Isto Não É Uma Mixtape, Qsa Foda o MC e Sangue Nos Dentes, bem como um largo número de faixas soltas e participações em trabalhos de outros artistas.


[Young M.A] “No Bap Freestyle”

Já por aqui tínhamos abordado a urgência para que Young M.A arriscasse num trabalho de estúdio mais extenso. Parece que as nossas preces foram ouvidas e Herstory in the Making já está na calha para ver a luz do dia esta sexta-feira. “No Bap Freestyle” serve como faixa de promoção desse LP, ficando de fora do alinhamento já confirmado de 21 temas, e coloca a MC de Brooklyn a mostrar o respeito que tem vindo a conquistar dentro do famoso bairro nova-iorquino.


[Caleborate] “33” feat. Larry June

A ligação entre o funk e o hip hop da Costa Oeste norte-americana não é esquecida no mais recente single de Caleborate, que tem a participação do seu conterrâneo Larry June. Sintetizadores alienígenas e linhas de baixo obesas criam o clima de descontracção veraneante deste “33”, que fez parte de Hear Me Out, o curta-duração que Caleborate lançou em Agosto.


[Classe Crua] Ao Vivo @ Iminente

Certamente que já tiveram a oportunidade de ler as reportagens recolhidas pela equipa do Rimas e Batidas na última edição do festival Iminente, mas todos concordamos que não há nada melhor do que ver com os nossos próprios olhos. A TV Chelas, de Sam The Kid, recuperou esta manhã uma compilação com alguns momentos do concerto de estreia de Classe Crua, captados pela lente de Sebas Ferreira.


[JPEGMAFIA] Ao Vivo @ Baltimore

O rapper e produtor JPEGMAFIA juntou-se ao Boiler Room para uma festa de apresentação do seu novo disco, All My Heroes Are Cornballs, bem no coração da cidade que o viu crescer. Com uma hora de duração, a actuação está agora disponível para espreitar no YouTube e junta algumas das novas faixas a algum do material mais sonante de Veteran, o álbum que catapultou JPEGMAFIA para a principal montra do hip hop alternativo.


[O Game] All Star Party @ Musicbox

Se não tiveram a mesma sorte que nós, que conseguimos marcar presença no evento que ocorreu no Musicbox, a WTF não vos quis deixar de mãos a abanar e publicou no YouTube a grande festa que resultou das últimas semanas de competição intensa n’O Game. Mirai e Nedved foi a dupla que saiu vencedora do concurso curado pela WTF e Think Music, com a All Star Party a registar também a presença dos restantes “jogadores” como Holympo, Manthinks, Palazzi ou Bizzy, com Mike El Nite atrás dos pratos e ainda uma aparição de ProfJam para interpretar “Matar o Game”.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira