pub

Fotografia: Direitos Reservados

Uma semana de novidades audiovisuais nos terrenos do hip hop e electrónica pela mão de Gonçalo Oliveira.

7 Dias, 7 Vídeos

Fotografia: Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Janelle Monáe] “Turntables”

“The table is about to turn”. Inspirada pela mais recente onda de protestos do movimento Black Lives Matter, Janelle Monáe mostrou a “emotion picture” que ilustra o seu novo single, o politicamente carregado “Turntables”, que integra a banda sonora de All In: The Fight for Democracy. O documentário de Liz Garbus e Lisa Cortés estreou na Prime Video, da Amazon, no final da semana passada e lança um olhar sobre os obstáculos impostos ao povo afro-americano e outras minorias durante o processo de votação para as eleições presidenciais nos EUA, agora que se aproxima o sufrágio que ditará a continuidade, ou não, de Donald Trump no poder.


[Liv.e] “About Love At 21”

A sucessão da linhagem artística promovida por Erykah Badu está assegurada para as próximas décadas através da voz de Liv.e. Depois de uma jornada de três anos a editar singles e EPs, a cantora de Dallas, Texas, estreou-se com um álbum no passado mês de Julho: Couldn’t Wait To Tell You​.​.​. vai certamente deixar marcas pelo elevado grau de toxicidade na combinação entre a sonhadora voz de Liv.e e a sucumbência imposta pelos samples que lhe fazem a cama. Além do considerável catálogo a solo, a vocalista tem estado em constante colisão com os universos de Earl Sweatshirt ou Pink Siifu. Com um currículo destes, passar pelo podcast Kinda Neat estava-lhe já destinado.


[Pink Siifu & Fly Anakin] “Richard Pryor”

A inesperada colaboração aconteceu em Agosto com “Dollar Dr. Dream” e o tema surgiu com a promessa de um álbum a duas vozes. Sabemos agora que Fly Siifu aterra no dia 13 de Novembro pela Lex Records e há até um novo avanço a circular, este “Richard Pryor”, que conta com um vídeo realizado por Nelson Nance. Pink Siifu e Fly Anakin são uma dupla de poetas urbanos de culto da nova geração e vão contar com a ajuda de Liv.e, $ILKMONEY, Madlib, B. Cool-Aid, Ohbliv ou Jay Versace no disco que preparam em conjunto.


[Swamp Harbour] “Francs”

O nome é novo mas os rostos são de nossos velhos conhecidos. Swamp Harbour nasce da parceria entre Stinkin Slumrok, Bisk e Sam Zircon, três artistas cujo percurso se tem cruzado por diversas vezes no catálogo da Blah Records. É novamente o selo independente criado por Lee Scott que volta a acolher este novo projecto, cuja estreia num longa-duração já está reservada para o dia 21 de Outubro. “Francs” é o primeiro avanço de Swamp Harbour.


[Flohio] “Unveiled”

Dois anos após o EP Wild Yout, Flohio está de regresso com um novo projecto, desta vez a mixtape Unveiled, que sairá no dia 27 de Novembro. O tema-título do disco foi dado a conhecer no dia de aniversário da MC do sul de Londres, durante a semana passada, e conta com um claustrofóbico acompanhamento visual dirigido pelo realizador alemão Daniel Sannwald. “Unveiled” é produzido pelos Take a Daytrip, dupla responsável por parte do hit sombrio “Mo Bamba” e que desde então colaborou com gente como Travis Scott, Juice WRLD, 6LACK ou Lil Nas X.


[Busta Rhymes] “YUUUU” feat. Anderson .Paak

O burburinho de que Busta Rhymes teria um novo disco na manga tem rondado as redes sociais durante o último par de anos. A julgar pela manobra publicitária, que no último mês gerou dois singles e ainda uma introdução de Chris Rock, parece que já não falta muito mais para termos o sucessor de Year Of The Dragon (2012) a rodar nos nossos ouvidos. “YUUUU” e “The Don & The Boss” são os primeiros avanços de Extinction Level Event 2: The Wrath of God, cuja data de lançamento é ainda um segredo absoluto.


[slowthai] “feel away” feat. James Blake & Mount Kimbie

Demasiado grande para se deixar fechar na caixinha do hip hop, a parceria entre slowthai e JamesBlake e os Mount Kimbie sublinha essa mesma direcção que o rapper quer continuar a dar à sua carreira, levando a sua voz a explorar terrenos menos convencionais. “feel away” relembra a morte do irmão mais novo do artista britânico, fala-nos de depressão e problemas de relacionamentos e é o quarto single de slowthai no presente ano (o segundo com a ajuda de James Blake e Dom Maker, dos Mount Kimbie, na produção, depois de “BB (BODYAGG)“).

pub

Últimos da categoria: 7 Dias, 7 Vídeos

RBTV

Últimos artigos