7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


Eléctrico Episódio 7 – de 21 Jun 2019 – RTP Play – RTP

Mundo Segundo & Sam The Kid e Dino d´Santiago – Neste episódio Mundo Segundo & Sam The Kid estão frente a frente com Dino d´Santiago.

[Eléctrico] Dino D’Santiago + Mundo Segundo & Sam The Kid ao vivo

É um luxo poder assistir a concertos de alguns dos nossos heróis nacionais em canal aberto, trazidos pelo Eléctrico, um esforço conjunto entre a RTP e a Antena 3, e que já vai no seu sétimo episódio. Mundo Nôbu, um dos discos que mais marcou a cena musical nacional em 2018, e o projecto que tem sido revelado a conta-gotas de Mundo Segundo e Sam The Kid são os destaques trazidos para o palco do Eléctrico, intermediados por alguns momentos à conversa com os seus respectivos criadores.


[YBN Cordae] “Bad Idea” feat. Chance The Rapper

A turma de caloiros escolhida este ano pela XXL parece-nos das mais acertadas dos últimos anos. O prodígio YBN Cordae, que tem agora Tierra Whack, DaBaby, Gunna ou Rico Nasty enquanto “colegas”, foi destaque na capa da edição especial da revista de hip hop, poucos dias depois de ter solto o videoclipe para “Bad Idea”, a sua colaboração mais sonante até ao momento, com Chance The Rapper a investir na caneta para não deixar o newcomer mal servido. Podem mandar vir mais uma!


[Pivot Gang] “Mortal Kombat” feat. Kari Faux

Se a Beast Coast tem levantado ondas na comunidade hip hop em Nova Iorque, Chicago não quer ficar atrás com a mais recente reunião dos Pivot Gang, conjunto de talentos liderados por Saba, que conta com Joseph Chilliams, MFn Melo ou daedaePIVOT nos seus quadros. “Mortal Kombat” é o mais recente single extraído de You Can’t Sit With Us, o álbum do supergrupo que saiu no passado mês de Abril.


[Instinto 26] “#BOSS” feat. Ivandro

O futuro musical de Mem Martins está assegurado com os Instinto 26, que nos apresentaram o single “#BOSS” na semana que passou, representados por Yuran e Trista em colaboração com Ivandro. Trap adornado com 808s pulsantes e rimas capazes de fazer disparar qualquer alarme são o prato principal deste colectivo, que prima também pela versatilidade graças à orientação afro trazida por Julinho KSD. “Concorrência”, “Sentimento Safari” e “Foreign Car” são alguns dos temas mais sonantes dos Instinto 26 a merecer escuta também do vosso lado.


[Kojey Radical] “Can’t Go Back”

Passaram dois anos desde In Gods Body, o último projecto apresentado por Kojey Radical. O músico, poeta e artista visual londrino precisou de desaparecer momentaneamente do radar para preparar novo material e, após ter assinado colaborações com Swindle, Mahalia ou Shabaka Hutchings, regressou agora às músicas a solo com este “Can’t Go Back”. Já nos cheira a disco novo e, entretanto, podem apanhar o britânico nos palcos do NOS Alive e Sou Quarteira neste Verão.


[Xênia França] “Miragem (Sem Razão)” ao vivo @ A COLORS SHOW

Quem não sente saudades da MPB representada por vozes doces e cristalinas? É essa a proposta assinada por Xênia França, que chegou recentemente ao radar do A COLORS SHOW para cantar ao vivo a canção “Miragem (Sem Razão)”. A faixa integrou o alinhamento de Xênia, o álbum de estreia da artista baiana que junta elementos de jazz, samba e r&b e gerou ecos na versão brasileira da Vice.


[MIKE] “PLANET”

MIKE lançou na passada sexta-feira o seu primeiro longa-duração de 2019. Após ter dado a conhecer “its like basketball” enquanto primeiro single, “PLANET” é o tema que sucede na lista de videoclipes do disco que volta a desafiar novamente as regras do boom bap e da arte do corte e costura de samples. Navy Blue e Adé Hakim são alguns dos principais colaboradores registados em tears of joy, habituais parceiros de MIKE e peças fulcrais na construção de Some Rap Songs, o último LP de Earl Sweatshirt.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira

Latest posts by Gonçalo Oliveira (see all)