7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[slowthai] “Inglorious” feat. Skepta

Quanto mais épicos são os contornos de uma colaboração, maior é o risco desta nos deixar desiludidos com o resultado final. “Inglorious” passa nesse teste com distinção, uma faixa que coloca lado a lado a nova sensação do grime com um dos seus pioneiros. Skepta é o grande convidado em Nothing Great About Britain, o álbum de estreia de slowthai, que saiu na passada sexta-feira juntamente com este seu mais recente e estonteante videoclipe.


[Tyler, The Creator] “EARFQUAKE”

Tyler, The Creator tem a capacidade de nos surpreender a cada lançamento e IGOR, o seu mais recente álbum, não é excepção. O longa-duração foi sendo antecipado nas redes sociais apenas com alguns dias de antecedência e aterrou nas plataformas digitais no final da semana passada. “EARFQUAKE” é o primeiro videoclipe desta nova saga e conta com participações de Palyboi Carti, Charlie Wilson e Jessy Wilson.


[Tierra Whack] Freestyle @ Tim Westwood TV

Se já tiveram a curiosidade de espreitar os passos que Tierra Whack deu no circuito do freestyle, sabem de certeza que a MC de Filadlefia é uma das mais fortes no pen game da actualidade. Depois de impressionar Funk Flex, na Hot 97, a artista da Interscope Records aproveitou a passagem por Inglaterra para visitar a crib de Tim Westwood e registar por lá o seu primeiro freestyle em continente europeu na mesma semana em que inscreveu o seu nome na extensa lista de talentos musicais a deixar a sua marca no A COLORS SHOW.


[ScHoolboy Q] “Floating” feat. 21 Savage

Depois de trocarem versos em “good day”, ScHoolboy Q e 21 Savage voltam a partilhar um tema, desta vez para o mais recente álbum do rapper da Top Dawg Entertainment — CrasH Talk saiu no dia 26 de Abril e teve entrada directa para o terceiro lugar da Billboard 200. “Floating” sucede a “Numb Numb Juice” e “CHopstix” na lista de singles do disco.


[Datkid & Leaf Dog] “Cook Book”

Embora as atenções estejam todas viradas para slowthai, o álbum colaborativo entre Datkid e Leaf Dog é ponto de paragem obrigatória no ecossistema hip hop do Reino Unido. Confessions Of A Crud Lord assinala a estreia do MC de Bristol na High Focus Records e conta com participações entusiasmantes de Roc Marciano, Conway e Westside Gunn. Mas os versos de Datkid a solo merecem toda a vossa atenção e “Cook Book” é um dos êxitos que este novo LP alberga.


[Ari Lennox] “Up Late”

Shea Butter Baby é um dos álbuns de 2019 que por esta altura já deve ter rodado pelos vossos headphones. A protegida de J. Cole na Dreamville assinou finalmente o LP de estreia, sucedendo a PHO, um EP lançado em 2016. “Up Late” tem Masego no saxofone e é o terceiro single deste novo projecto, sucedendo a “Whipped Cream” e “Shea Butter Baby”, que conta com a participação do seu mentor.


[Curren$y & Statik Selektah] “Theme Music”

Curren$y é, por norma, sinónimo de versos escritos com conta, peso e medida, tal como Statik Selektah representa as boas maneiras na arte do beatmaking no presente século. Juntos têm os ingredientes necessários para causar estragos, como pudemos tirar a limpo este fim-de-semana com Gran Turismo, o primeiro álbum fruto da parceria entre MC e produtor, que já tinham trabalhado juntos em “Slept To Death”. “Theme Music” é o tema de abertura de Gran Turismo, trabalho que conta com Jadakiss, YBN Cordae, Wiz Khalifa ou Termanology entre os convidados.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira