7 Dias, 7 Vídeos

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados

Era digital, informação à velocidade da luz. Vídeos e músicas a soçobrar pelas plataformas virtuais. Novidades emaranhadas entre si, confusão sónica, sentidos desorientados. Quem nos guia? Por onde vamos? Para onde vamos?

7 Dias, 7 Vídeos é o resgate audiovisual semanal nos terrenos do hip hop e electrónica. Filtragem de qualidade, barreira contra a poeira que nos cega com tanto de novo, com tanto para espreitar e escutar.


[Stormzy] “Vossi Bop”

Os primeiros milhões de 2019 já chegaram às contas digitais de Stormzy. O rapper que vai elevar o grime pela primeira vez a cabeça de cartaz do Glastonbury, já no mês de Junho, estreou na semana passada o primeiro tema novo desde a edição de Gang Signs & Prayer, o disco de estreia que inaugurou o catálogo da sua #Merky Records. “Vossi Bop” é produzido por Chris Andoh e é inspirado num movimento de dança que se tornou viral no Twitter. O videoclipe conta com várias cenas coreografadas ao mais ínfimo detalhe, tem um cameo do actor Idris Elba e foi realizado por Henry Scholfield.


[Beast Coast] “Left Hand”

Um dos acontecimentos que estão a marcar o presente ano é a reunião da Beast Coast, que volta a tentar elevar a fasquia do rap feito nos arredores de Nova Iorque. Joey Bada$$, Flatbush Zombies, Kirk Knight, The Underachievers ou CJ Fly são alguns dos talentos que cintilam no supergrupo, que está neste momento a meio da digressão Escape From New York, que termina apenas em Agosto. “Left Hand” é o primeiro tema de sempre do colectivo a ser editado, dado a conhecer em Março e agora a receber tratamento visual pela mão do realizador de Levi Turner. O single antecipa ainda o álbum de estreia da Beast Coast.


[Síntese] “A Rua Sabe”

Neto continua a carregar sozinho o projecto Síntese e, depois de ter editado Trilha para o Desencanto da Ilusão, Vol. 1: Amem, em 2016, e somado várias participações em temas de outros MCs, o MC está prestes a regressar ao activo com um novo álbum. “A Rua Sabe” é o primeiro single desse próximo LP, tem a produção de Blood Beatz e foi apresentado com um videoclipe realizado por Moysah.


[COLÓNIA CALÚNIA] “AMOR ROMANO”

Tilt e VULTO. são os arquitectos do próximo projecto a surgir na agenda do colectivo COLÓNIA CALÚNIA. “AMOR ROMANO” recupera a eterna procura pela identidade do rapper da Margem Sul do Tejo, com uma letra que explora uma linha de pensamento próxima do universo Karrossel, Karma, o EP que editou a solo em 2017. O videoclipe assinala a estreia da produtora Crítica Filmes e serve de primeiro avanço de BESTA, o álbum que a dupla colocará nas ruas em breve.


[Praso] “A Praga” feat. BK’ & Sain

“A Praga” é o mais recente videoclipe de Praso, conta com participações dos brasileiros BK’ e Sain e tem realização/captação de Vasco Loja, Guilherme Calado e Francisco Bartilotti. O single integra o alinhamento de L.E.V. e foi dado a conhecer no mesmo dia da edição do disco, um dos destaques do hip hop nacional neste ano de 2019. O rapper e produtor dos Alcool Club falou ao Rimas e Batidas acerca da concepção do seu novo LP e Moisés Regalado não demorou a assinar a crítica aos 18 temas nele contidos.


[Jack Danz] “Washpoppin”

Numa semana em que Lee Scott, Milkavelli e Stinkin Slumrok uniram esforços num novo videoclipe, o destaque da Blah Records nesta rubrica vai para Jack Danz, autor da letra e instrumental deste “Washpoppin”. O tema fará parte do alinhamento de TMIB — a edição do LP está marcada para o dia 10 de Maio — e conta com um vídeo assinado por Rob Searle. O MC/produtor de Leeds editou Ouija Slang em 2015 pela Bad Taste Records e ofereceu-nos os dois volumes da beat tape Dying Lotus no ano passado.


[Open Mike Eagle & MF DOOM] “Police Myself”

Uma nova colaboração de MF DOOM? Ao lado de Open Mike Eagle? Em cima de um instrumental de bass music? Sim, queremos e podem levar todo o nosso dinheiro.

O rapper da máscara de ferro volta a colaborar com o artista ex-Mello Music Group, um ano após terem trocado versos em “Phantom”, que fez parte de CZARFACE Meets Metal Face. Este era um dos trunfos mais aguardados da nova série da Comedy Central, The New Negros, que promete trazer à baila uma série de colaborações de Open Mike Eagle com alguns nomes sonantes da esfera hip hop — Danny Brown foi a estrela na semana de estreia do programa.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira

Filho bastardo do jazz e da soul que encontrou no hip hop uma nova forma de abordar linguagens musicais perdidas no tempo. Não tem uma música favorita porque Jimi Hendrix e J Dilla nunca trabalharam juntos.
Gonçalo Oliveira