pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/09/2023

Um legado considerado sagrado.

15º volume das Spiritual Jazz é dedicado a John Coltrane

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 22/09/2023

Vai de Clifford Jordan a Brother Jack McDuff, mas tem sempre presente o espírito de John Coltrane. Assim será o alinhamento do 15º volume das Spiritual Jazz, uma série de compilações levadas a cabo pela Jazzman.

A ideia de edificar compilações conceptuais em torno da estética do jazz espiritual começou a ser posta em prática pela editora inglesa em 2008 e, desde então, foram lançados tomos dedicados à Blue Note Records e à Impulse!, às criações oriundas do Japão e Europa, a autores mais obscuros ou às sonoridades do presente. À 15ª entrada, a Jazzman escolhe homenagear aquela que é a estrela maior da constelação do jazz mais ligado à espiritualidade, John Coltrane.

O tributo a ‘Trane é feito de duas formas distintas ao longo do alinhamento de 10 faixas. De um lado podemos encontrar músicos a interpretar temas do lendário saxofonista da Carolina do Norte, que contracenam com composições de outros artistas inspiradas no autor de álbuns como Blue Train ou Giant Steps. A assinar esta série de interpretações seleccionadas pela Jazzman saltam à vista nomes como os dos já mencionados Clifford Jordan (uma das referências apontadas por Tenderlonious na sua recente entrevista para o Rimas e Batidas) e Brother Jack McDuff, mas também os de Norman Connors ou Sonny Fortune.

Spiritual Jazz 15: A Tribute to ‘Trane vai ser alvo de edições físicas em CD e duplo LP, agendadas para aterrar no mercado a 24 de Novembro mas que já se encontram em pré-venda na loja da Sounds of the Universe, da Soul Jazz Records.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos