Os Fura Olhos estrearam-se na passada sexta-feira, dia 16 de Julho, com a faixa “115 Mitos”, que conta com um vídeo realizado por Nuno Loureiro.
A dupla formada por Miguel Pedro e Inês Malheiro é o mais recente projecto a integrar os quadros da Revolve, uma das casas do jazz e da música experimental criada em Portugal e que alberga nomes como Chão Maior, Marco Franco, Montanhas Azuis ou Tó Trips. No press release que apresenta o seu primeiro single, os Fura Olhos surgem descritos como autores de “canções quebradas, entrópicas, inspiradas nas melodias do granizo e no ritmo inconstante do vento”, “fruto do baú de composições de Miguel Pedro, com vozes e bitaites de Inês”.
Dono de um extenso currículo, com mais de quatro décadas de actividade na música nacional, o multi-instrumentista, compositor e produtor de Braga regista passagens por bandas como Mão Morta, Mundo Cão, Palmer Eldritch ou Governo, sendo também parte da equipa que anualmente programa e produz o festival Semibreve. Menos experiente do que o seu colega, Inês Malheiro tem trilhado um percurso conotado pela experimentação com recurso à voz, tendo no último par de anos desenvolvido a série the endless chaos has an end, que tem actualmente cinco capítulos, e ainda colaborado com Gonçalo Penas no álbum Canal-Conduto.