Pontos-de-Vista

Buraka Som Sistema: descolonizar mentes, um beat de cada vez

A paragem “por tempo indeterminado” dos Buraka Som Sistema deixa o país órfão de uma das suas mais populares referências culturais. Tempo para reflectir sobre o impacto social dos pioneiros da cena global dance music.

Ler +

Beats Vol.1: Amor. Sam the Kid a samplar a vida

“…vou* contar-vos um segredo…”. Foi em 2002 que Sam The Kid editou o seu terceiro disco e o hip hop português nunca mais foi o mesmo. Rui Miguel Abreu foi aos arquivos da editora Loop: Recordings encontrar o primeiro texto que escreveu sobre Beats Vol.1: Amor.

Ler +

Sam The King

Esta semana celebramos Sam The Kid com uma série de artigos sobre a sua obra.

Ler +

DJ Ride no Lisboa Dance Festival: quando se arrisca, coisas mágicas acontecem

A fasquia elevou-se com um concerto que demonstrou ambição artística, capacidade de arriscar e sobretudo uma força tremenda. Começar “from scratch” é isto mesmo…

Ler +

Quanto custa um sample? De Sam The Kid a Kendrick Lamar

Uma reveladora entrevista de Deborah Mannis-Gardner à “Forbes” lança preciosa luz sobre a prática do “sampling” no hip hop.

Ler +

“To be young, gifted and black”

A América está a transformar-se de novo e a música volta a ser um crucial motor dessa mudança: e por isso há tantas críticas a serem dirigidas a Kendrick Lamar e a Beyoncé.

Ler +

Fernando Magalhães: “Plux Quba de Nuno Canavarro é um álbum com escola”

Em 1995, o malogrado crítico do Público apontava esta obra prima da electrónica portuguesa como uma das pérolas maiores da discografia nacional. A propósito da recente reedição da Drag City e antecipando nova antologia dos escritos deste importante crítico, recupera-se aqui um texto com mais de duas décadas.

Ler +

O hip hop foi sempre um filho do jazz

Já se sabe que Kendrick Lamar toca em Lisboa. Já se sabe que Kamasi Washington vai ao Primavera Sound de Barcelona. Com alguma sorte, aquele que para muitos é autor do álbum de jazz do ano, The Epic, também se apresentará no Porto. Pretexto mais do que suficiente para se pensar na longa relação que a cultura nascida no Bronx há 40 anos mantém com essa outra cultura nascida em Nova Orleães há mais de um século…

Ler +

Sete fotos de Vera Marmelo na noite dos Orelha Negra no CCB

Vera Marmelo documentou o regresso dos Orelha Negra ao CCB e nós escolhemos sete imagens que mostram como a fotógrafa viu o concerto de apresentação das novas canções.

Ler +

The Pyramid Sessions: “Um marco original da história da música popular do século XXI feita em Portugal”.

Nuno Catarino, reputado crítico de jazz, escreveu há uma década sobre a estreia em disco de Rocky Marsiano. Regressa agora ao disco no momento da sua reedição para voltar a pesar a obra. E tudo indica que o tempo lhe fez bem.

Ler +