We Out Here captura a actual cena jazz londrina

[FOTO] Direitos Reservados

We Out Here: A LDN Jazz Story pinta um quadro da cena actual do “género musical mais livre do mundo” em Londres. Alavancado pela Brownswood Recordings e realizado por Fabrice Bourgelle, o documentário conta com depoimentos de alguns dos artistas que têm ajudado a fertilizar os terrenos do jazz no coração do Reino Unido, nomes como Moses Boyd, Shabaka Hutchings, Nubya Garcia, Femi Koleoso, Joe-Armon Jones ou Theon Cross.

 



“Liberdade” é a palavra de ordem na peça documental que se estende por 40 minutos e que mereceu exibições em Los Angeles, Chicago e, claro, Londres. Apesar dos mais de 100 anos de história carregados pelo género criado em Nova Orleães, a sua maleabilidade permite-lhe uma espécie de imortalidade dentro do mercado musical, dadas as inúmeras possibilidades de se reinventar e combinar elementos de outros contextos — não só sónicos como até mesmo políticos, sociais ou económicos – nas suas criações. Na capital britânica, a multiculturalidade é uma das peças-chave para que o movimento vanguardista do jazz se mantenha saudável.

A LDN Jazz Story é um complemento de We Out Here, a compilação editada pela Brownswood Recordings em Fevereiro passado. Com um quarto de século de actividade, a editora fundada por Gilles Peterson ajuda a fomentar a evolução do jazz em solo britânico, contando com mais de uma centena de lançamentos físicos e digitais.

We Out Here: A LDN Story é uma compilação documental de pessoas e locais que têm servido de fundação para a fértil cena jazz londrina em 2018″, explicou o realizador Fabrice Bourgelle num comunicado. “É também sobre a amizade, a comunidade e as influências da cidade a que estes jovens músicos chamam de lar. O filme conta a jornada destes jovens e talentosos instrumentistas, muitos dos quais treinaram e apareceram juntos, e cujos sons são agora parte integral da paisagem sónica de Londres.”

 


Moses Boyd: o baterista no coração do renascimento do jazz britânico

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team