Está a chegar a primeira edição do Festival Internacional de Jazz de Oeiras. O evento decorre nos primeiros dois fins-de-semana de Fevereiro — nos dias 7, 8, 14 e 15 — no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
No primeiro fim-de-semana, presta-se homenagem aos nomes consagrados com um concerto conjunto de Maria João e Mário Laginha, além de Carlos Bica e do seu histórico trio internacional Azul, com Frank Möbus (guitarra) e Jim Black (bateria).
Na outra metade do festival, a aposta da programação está nas gerações mais recentes e no momento fulgurante que o jazz vive hoje em Portugal. Haverá a estreia absoluta de uma orquestra composta por músicos de diferentes locais e gerações e que será liderada por um nome promissor do jazz português, Estela Alexandre. O alinhamento vai centrar-se no seu repertório original. O último concerto será o do trio de Mário Costa, baterista que aqui actua acompanhado por Benoît Delbecq, no piano, sintetizadores e electrónicas; e Bruno Chevillon, no contrabaixo.
“O Festival Internacional de Jazz de Oeiras surge da vontade do Município de Oeiras em voltar a integrar este formato, dedicado ao Jazz, na sua programação cultural”, adianta a nota de imprensa enviada ao Rimas e Batidas. Os bilhetes podem ser adquiridos nos postos municipais ou online, entre os 10€ e os 12,50€.