pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/11/2020

De 20 a 29 de Novembro.

Vem aí o Porto/Post/Doc 2020 e há, pelo menos, três documentários musicais que não podes perder

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/11/2020

A edição deste ano do Porto/Post/Doc vai levar às salas da Invicta mais de 60 filmes, a serem exibidos entre os dias 20 e 29 de Novembro, e há três peças audiovisuais que surgem em destaque no universo das nossas rimas e batidas.

Dirigido por Justin Staple, American Rapstar percorre a nova e extravagante geração de artistas que emergiram a partir do SoundCloud, e que é marcada por “tatuagens faciais, abuso de medicamentos prescritos, energia punk rebelde e morte precoce” — daí surgiram nomes como Lil Peep, Bhad Bhabie, Lil Xan ou Smokepurpp. Com 79 minutos de duração, a longa-metragem vai estar exposta no Passos Manuel, dia 22 às 19h30.

Se a curiosidade nunca vos levou a mergulhar na cena clubbing de Baltimore, Dark City: Beneath the Beat é um óptimo ponto de partida. Realizado por TT The Artist (que em 2015 esteve em destaque com “Thug It Out” e já colaborou com Diplo, Baauer e Childish Major) e co-produzido por Issa Rae (criadora da aclamada série Insecure), o filme apresenta-se como “uma experiência audiovisual que, cruzando a linguagem documental e o videoclipe, perfila a forma como esta cena musical se constrói a partir da comunidade local, das relações de proximidade e do clima social” da cidade mais populosa dos EUA. Em pouco mais de uma hora, a história é contada no Passos Manuel, dia 24, pelas 19h30.



É pela música que melhor o conhecemos mas o talento de David Byrne tem-se multiplicado por outras diversas áreas, da literatura ao cinema e televisão. O cantor e compositor veterano esteve na génese do movimento new wave através da banda Talking Heads, tendo também deixado a sua marca em muitos outros campos, do rock e da electrónica ao samba e à cumbia. Do seu último trabalho, American Utopia (2018), nasceu um espectáculo com o mesmo título que estreou na Broadway durante o ano passado. O lendário realizador Spike Lee esteve ao leme das gravações que trazem agora o concerto para o grande ecrã — American Utopia estende-se por 107 minutos e vai rodar no Grande Auditório do Rivoli, dias 20 e 28 às 20h30 e 16h, respectivamente.

Na ampla oferta cultural promovida pelo Porto/Post/Doc podem ainda encontrar Le Guess Who? (peça dedicada ao festival multidisciplinar holandês com o mesmo nome), Welcome To The Dark Ages (documentário que retrata a nova aventura extra-musical dos míticos KLF), A Morte de Isaac (curta-metragem de estreia de Fábio Silva, realizador do documentário Hip To Da Hop) ou uma conversa com Diogo “Gazela” Carvalho (film-maker que tem dado cartas ao lado de Tristany e dos Instinto 26 e autor da capa da primeira compilação do ReB, Labanta Braço). A programação completa e a bilheteira digital podem ser encontrados no site do festival.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos