Vem aí Improvisando, um livro essencial para compreender a nova geração do jazz português

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Fernando Branquinho

O Hot Clube de Portugal vai editar um livro sobre a nova geração do jazz nacional. Improvisando, uma colaboração do crítico Nuno Catarino com a fotógrafa Márcia Lessa, reúne 14 entrevistas com alguns dos propulsores da cena, incluindo Ricardo Toscano.

Os entrevistados distribuem-se por instrumentos: o contrabaixista João Hasselberg — que lançou recentemente o disco The Great Square Of Pegasus — , o guitarrista André Santos, os saxofonistas Desidério Lázaro e César Cardoso, os bateristas Gabriel Ferrandini e Pedro Melo Alves; surge ainda no elenco a cantora Rita Maria. Todos estes nomes marcam presença na festa de lançamento a 13 de Novembro, também no Hot Clube. Para além deste leque de convidados, surgem também conversas com o acordeonista João Barradas, a vocalista Sara Serpa, o pianista Luís Figueiredo e a trompetista Susana Santos Silva.

“Este é um livro essencial para compreender como surgiram algumas das mentes mais livres, criativas e dinâmicas da actualidade. Através de uma série de entrevistas, conduzidas com inteligência e profundidade e fotografadas com bom gosto e sensibilidade, ficamos a conhecer alguns dos protagonistas de uma geração que mudou profundamente a nossa música do nosso país e a levou para o mundo. Ao ler o que ouvem, como pensam, quem os influencia e como se apaixonaram pela música, é inevitável que o leitor se sinta verdadeiramente inspirado pela persistência e pela curiosidade que os move. O resultado é extraordinário e comovente, no sentido em que seria impensável há uns anos atrás: ajuda-nos a ganhar consciência da enorme evolução que o jazz e a música improvisada tiveram no nosso país e de que o futuro, a partir de agora, não tem limites”. As palavras são de Filipe Melo, pianista, realizador e autor de banda desenhada, e podem encontrá-las na contracapa do livro.

O livro, que tem distribuição da Tigre de Papel, é complementado com uma lista de 75 discos essenciais de jazz português do século XXI.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team