Vem aí a reedição de Apollo, disco em que Brian Eno pisou a Lua

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Shamil Tanna

É tempo de revisitar uma obra tremenda da ambient music, assinada pelo actor principal do género, Brian Eno. Apollo: Atmospheres & Soundtracks, comissionada para um documentário sobre a chegada do homem à Lua, saiu em 1983; 36 anos depois, a 19 de Julho, aterra uma reedição com som remasterizado e novo material. Já está disponível o vídeo para o inédito “Like I Was a Spectator”.

As composições resultaram de uma parceria em trio: ao autor de Here Come the Warm Jets juntaram-se o músico canadiano Daniel Lanois (com quem viria a produzir vários discos dos conterrâneos U2) e o irmão Roger Eno. Os três voltam a reunir-se para esta nova versão de Apollo, cujo segundo disco reúne cinco instrumentais de Brian Eno e três de cada colaborador.

O material do disco foi concebido em Ontário, por Eno, numa tentativa de expurgar o evento icónico de uma cobertura contemporânea que o desagradou. “Senti que o pequeno ecrã, com a sua cor superficial, era muito inadequada à vastidão do espaço: fazia toda a missão parecer uma versão inferior do Star Trek”, escrevia Eno nas notas originais de Apollo. “Parecia-me que o medo de aborrecer o público geral conduzira os editores e comentadores a apresentar as transmissões do espaço de forma animada e ‘noticiosa’ que era insensível.”

Surgiu o convite de criar música que acompanhasse as imagens de For All Mankind — documentário realizado pelo jornalista Al Reinert, que viria a ser posto em cartaz apenas em 1989. Não obstante o produto final ter usado apenas sete faixas deste registo, Apollo demarcou-se como um projecto ímpar dos anos 80, vindicado posteriormente ao ser usado em filmes incluindo Trainspotting ou Drive.

Haverá uma panóplia de formatos para redescobrir esta missão da NASA reimaginada em áudio. Além do CD, do digital e do vinil, haverá, em regime limitado, uma edição numerada do disco duplo, acondicionada num livro de capa dura com 24 páginas.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team