pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Chuck Koton
Publicado a: 17/02/2023

Pelo jazz de Los Angeles.

“Truth” prenuncia Ancient Future, o novo disco de Dwight Trible

Texto: ReB Team
Fotografia: Chuck Koton
Publicado a: 17/02/2023

Ancient Future é o próximo volume da discografia de Dwight Trible. O longa-duração, com edição prevista para 17 de Março pela Gearbox Records, teve o seu primeiro avanço em “Truth”.

O sucessor de Mothership (2019) — que teve contribuições de gente como Kamasi Washington, Mark de Clive-Lowe ou Miguel Atwood-Ferguson — reúne, por sua vez, figuras desde, novamente, o saxofonista Kamasi Washington à cantora Georgia Anne Muldrow (que já trabalhou com nomes de referência no hip hop, tais como Madlib, Mos Def, Denzel Curry ou, até, Blood Orange), Greg Paul (baterista que acompanha Kamaal Williams na estrada), John Beasley (pianista vencedor de um GRAMMY na 65.ª edição dos prémios), o baixista André Gouché, o guitarrista G. E. Stinson, e os percussionistas Rene Fisher e Megashia Jackson (também ela presente enquanto back vocal).

“Truth”, o primeiro vislumbre de Ancient Future, cruza elementos de uma “electrónica cósmica”, entre “teclas com batidas frenéticas e guitarras vanguardistas”, com uma voz balizada entre o peso da spokenword e a tempestividade da soul. Para o autor, o tema incide sobre a demagogia e a hipocrisia da classe política: “É espantoso como estas pessoas no Congresso são mentirosos profissionais. Eles estão a fazer da mentira moda”, confessa o músico da Califórnia que é uma referência do jazz de Los Angeles há mais de quatro décadas — e que já trabalhou com artistas igualmente célebres, desde Pharoah Sanders a J Dilla.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos