O FENDA anunciou a programação completa para o segundo dia da edição deste ano. O festival de Braga vai espalhar-se por diferentes equipamentos da cidade entre os dias 22 e 26 de Novembro.
É no gnration que o FENDA decorre no dia 23 de Novembro e no cartaz podemos encontrar quatro nomes. O mais sonante de todos é o de Theon Cross, tubista inglês que tem estado na crista da onda do novo jazz que se vai manifestando, sobretudo, a partir de Londres. Com dois álbuns em nome próprio no catálogo — Fyah (2019) e Intra-I (2021) —, o seu contributo para a renovação do género musical nascido em Nova Orleães tem-se sentido, acima de tudo, pelas inúmeras colaborações que vai estabelecendo com os seus pares, ele que integra bandas como Sons of Kemet ou Moses Boyd Exodus e já fez escutar os seus sopros ao lado de gente como Ego Ella May, Yussef Dayes, Makaya McCraven e Poppy Ajudha, entre muitos outros.
A programação para o segundo dia do certame minhoto completa-se com uma actuação do Pedro Ricardo Trio (o músico e produtor portuense apareceu na compilação GRANITO em 2022 e estreou-se com o álbum Soprem Bons Ventos no ano seguinte), uma edição especial e ao vivo do podcast Jazzego Selected Jams (André Carvalho, Hugo Oliveira e Rui Martins debatem sobre a cultura em Portugal, com especial foco no Norte do país) e ainda a instalação que cruza ilustração com realidade aumentada “Doppler Life”, criada pelo artista visual whynotpipi.
Black Decelerant, claire rousay e RY X são os projectos já garantidos pelo FENDA ao longo dos últimos dois meses.