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Texto: ReB Team
Fotografia: Luís Lima
Publicado a: 14/11/2022

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Faixa-a-faixa: Granito da Jazzego explicada pelos próprios músicos

Texto: ReB Team
Fotografia: Luís Lima
Publicado a: 14/11/2022

Azar Azar, Pedro Ricardo, Hugo Danin, Geodudes, Bardino, Minus & MRDolly, Klin Klop, Johnny Virtus e SaiR são os protagonistas da primeira compilação editada pela Jazzego, a Granito. O Porto é o lugar físico e imaginário que une estes nomes e este trabalho projecta o som que o futuro próximo da cidade irá apresentar.

As faixas do disco foram gravadas no estúdio A da Arda Recorders em Setembro do ano passado, captando esta energia muito particular (com o jazz enquanto guia) dos 26 músicos e 8 técnicos que participaram nas sessões. O resultado pode ser ouvido no Bandcamp (por lá podem comprar a edição em vinil) e em baixo encontram pequenos comentários de cada músico sobre o seu tema.



[Azar Azar] “Red Cosmos”

“É uma viagem num expresso do oriente espacial, entre o jazz e a electrónica. Onde ecoa um diálogo incessante entre os diferentes intervenientes numa constante busca pelo equilíbrio. Um jogo de tensões que vão crescendo ao longo do tema até à resolução final. Para uma audição segura, usar capacete!”



[Pedro Ricardo] “Do Outro Lado Do Mar”

“Comecei a compor o instrumental algumas semanas depois do André Carvalho me convidar para entrar na compilação. Lembro-me que desde o início existiu sempre uma vontade de aliar o jazz a uma certa ‘portugalidade’. Na altura mostrei o esboço inicial da composição ao Luís Neto que sugeriu escrever uma letra. Nas semanas seguintes criámos algumas demos que mais tarde levámos para estúdio. A versão final da música solidificou-se em estúdio, com a ajuda do Luís Correia no baixo, do João Pedro no trompete e o Luis Neto na bateria.”



[Hugo Danin] “Crazy Beat”

“Este projecto marca uma mudança significativa na minha formação inicial e apresenta-se como um projecto disruptivo, em que a maior definição é a forma como se organizam os sons! Partindo de um padrão rítmico predefinido, mas que se espera que cada músico possa ‘criativizar’ em torno do mesmo usando as ferramentas que mais gosta e com isto procurar criar uma amálgama sonoplastica hipnótica! Fortemente influenciado pelo jazz moderno, este projecto/tema vai-se construindo sem amarras conservadoras e sem qualquer género ou estética atribuída!”



[Geodudes] “Only Good Things Stay”

“‘Only Good Things Stay’ fala sobre a importância de viver no presente. Fala sobre desapego e renovação. Foi um daqueles temas bem intuitivos de fazer nascer, em poucos minutos saltou da cabeça para o piano, da caneta para a voz, e destes para a sala de ensaio.”



[Bardino] “Kintsugi”

“‘Kintsugi’ era um daqueles temas que tínhamos guardados e que nunca se chegou a materializar. No seguimento de Centelha, a vontade de explorar repetições ficou entranhada, e isso levou-nos ao ‘Kintsugi’. Tem como base uma frase rítmica que se repete durante toda a música e sob a qual diferentes camadas se vão sobrepondo. A mistura do Hugo Oliveira, habituado a este registo, encaixou perfeitamente nesta contínua aproximação à electrónica.”



[Minus & MRDolly] “Leftwing”

“‘Leftwing pretende ilustrar uma viagem com ‘partida’  e ‘chegada’ a um lugar comum, mas desconhecido ao mesmo tempo, que acontece prematuramente e sem qualquer tipo de preparação. Com a intenção de ter duas partes (a partida e a chegada), a primeira parte do tema tem um carácter de dança, os BPMs e padrões alusivos à pista de dança suportam um synth arpejado que pretende contar a história da partida. Já a segunda parte do tema tem um carácter mais misterioso e pretende mostrar que, mesmo numa partida incerta, o lugar de chegada pode ser confortável.”



[Klin Klop] “Musgo”

“É sempre um desafio interessante lançar músicas para diferentes editoras, foi fácil aceitar o convite para fazer parte desta compilação e um orgulho de contribuir para uma editora portuense tão bem representada.

O ‘Musgo’ sofreu muitas versões: a primeira versão, em 2020, foi feita para um desfile de moda, o TexWorldUSA, em Nova Iorque. O título vem do projecto criado pela empresa têxtil Scoop Portugal, que são casacos reciclados preparados para o desporto urbano, um bom tópico que surgiu de inspiração para criar este tema. 

Em 2021, esta foi uma das obras que achei interessante fazer uma versão e utilizar no meu concerto-filme que foi lançado durante a pandemia. Esta foi adaptada para contexto de música ao vivo, tocada por mim no violino, pelo Gonçalo Palmas nos teclados, pelo João Lima na guitarra, pelo Manu Idhra na percussão e pelo Miguel Pinto no Baixo. Em 2022, optei por fazer uma última versão, para não estar perdida. Uma vez que o concerto-filme não está disponível de momento, achei que seria um bom tema para completar nesta compilação. Aproveitei para dar um toque mais electrónico, mais rítmico e mais jazzy ao mesmo tempo, fazendo um convite ao Samuel Silva para dar os seus toques de improvisação, com algum destaque, na flauta.”



[Johnny Virtus] “Magenta RK”

“Este instrumental conta uma pequena história em tons de magenta cuja sigla determina o código de todas as nuances e intensidades da cor entre a sedução e o êxtase.”



[SaiR] “Out Of The Gate”

“Idealizei este tema de forma a abranger um grupo de texturas e instrumentos que gostaria de explorar, particularmente no contexto de gravação em estúdio. Sendo eu o único executante e o tempo limitado, pus de parte a ideia de escrever um tema demasiado complexo, como é meu hábito, e foquei-me na riqueza das texturas e no jogo de conjugação entra elas e menos na complexidade harmónica. Achei que faria sentido ser uma música com ingredientes citadinos que espelhasse o local da gravação e o ambiente vivido.”


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