pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/04/2021

Num terminal cibernético perto de si.

The Rite of Trio estreiam nova peça na edição digital do Cheltenham Jazz Festival

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 21/04/2021

No dia 1 de Maio, The Rite of Trio apresentam Free Development of Delirium no canal de YouTube do Cheltenham Jazz Festival.

A estreia da banda portuguesa em solo britânico estava prevista para acontecer em Maio do ano passado até o COVID-19 lhes ter alterado os planos. Apesar do adiamento das datas, o festival curado por Gregory Porter, ele que é também um dos artistas confirmados no alinhamento, viu-se obrigado a mudar para o domínio digital pelo menos para a edição deste ano. Soweto Kinch e Sarathy Korwar são outros dos vários nomes a surgir no cartaz para os dias 1 e 2 de Maio e que têm sido acompanhados mais de perto pela nossa redacção.

Para o trio formado pelos músicos André B. Silva, Filipe Louro e Pedro Melo Alves, esta é uma ocasião com sabor especial, já que o espectáculo que prepararam para o certame consiste na mostra de novas composições musicais assinadas pelo grupo, as primeiras desde que editaram o aclamado álbum de estreia GETTING ALL THE EVIL OF THE PISTON COLLAR! pelo Carimbo Porta-Jazz, em 2015. Num comunicado enviado ao ReB, Free Development of Delirium é apontado como uma ode de 27 minutos, dividida em duas partes e inspirada na colectânea de cartas Carta Aberta… Aos Poderes, de Antonin Artaud, rica em elementos performativos e que vai ao encontro do “universo espontâneo, não convencional, quasi-delirante dos três músicos.”

O concerto de Free Development of Delirium foi gravado durante o passado mês de Março no estúdio Arda Recorders e é o primeiro passo numa nova jornada dos The Rite of Trio, que vai culminar com a edição do seu segundo LP ainda este ano pela Clean Feed.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos