O regresso dos Kondi Band aos discos já tem data marcada: dia 24 de Setembro, We Famous dá entrada no catálogo da Strut Records.
Ainda há histórias assim: em 2007, o produtor norte-americano Boima Tucker descobria e remisturava “Without Money, No Family”, um original de Sorie Kondi, músico cego da Serra Leoa tentava sobreviver nas ruas de Freetown, abandonado por aqueles que lhe eram próximos durante a guerra civil que avassalou o seu país durante praticamente toda a década de 90’. Os dois acabariam por conseguir estabelecer contacto e, depois de vários anos a unir esforços, juntavam-se num mesmo projecto pela primeira vez em The Freetown Tapes 2006-2016, uma retrospectiva à carreira do veterano cantor e tocador de kalimba mixada pelo seu novo parceiro.
O nome Kondi Band surgiria no mesmo ano, em 2016, estampado na capa de Belle Wahallah, o poderoso duplo single que antecipava o primeiro grande resultado da criação em conjunto. Salone, o álbum de estreia, surgia um ano depois na Strut Records, com o som de uma tradição mais electrónica do que nunca a encantar ouvintes por todo o mundo.
We Famous será o próximo LP do grupo e celebra essa tal aceitação global relativamente a uma estética afropop, cada vez mais vincada no actual panorama do circuito musical. Uma vez mais com o selo da Strut, o disco vai contar com duas mãos cheias de novos temas, entre eles “Mariama”, o primeiro e único avanço, e volta a fundir “os vocais inimitáveis e a kalimba de Sorie Kondi e a electrónica das pistas de dança.”