pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Gai Terrell / Redferns
Publicado a: 19/02/2024

Kind of Blue é o álbum que Rui Miguel Abreu propõe hoje para audição atenta ao lado de Pedro Moreira, presidente do Hot Clube.

Sob Escuta regressa hoje à FNAC do Chiado com clássico de Miles Davis

Texto: ReB Team
Fotografia: Gai Terrell / Redferns
Publicado a: 19/02/2024

As sessões Sob Escuta regressam hoje à FNAC do Chiado com Rui Miguel Abreu a fazer-se acompanhar por Pedro Moreira — músico, maestro, pedagogo e presidente do Hot Clube — para a audição do clássico de 1959 de Miles Davis, o insuperável Kind of Blue.

Este álbum lançado pela Columbia a 17 de Agosto de 1959 é, ainda hoje, um dos registos de jazz mais vendidos de sempre, tendo ultrapassado os 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Com Miles a liderar um poderoso sexteto com Julian “Cannonball” Adderley no sax alto, John Coltrane no sax tenor, Bill Evans no piano (Wynton Kelly substitui Evans em “Freddie Freeloader”), Paul Chambers no contrabaixo e Jimmy Cobb na bateria, este é um trabalho de absoluta excelência em que Davis aprofunda a sua abordagem modal à música. Foi gravado em duas sessões, a 2 de Março e 22 de Abril de 1959. E permanece eterno. Rui Miguel Abreu escreveu por mais do que uma vez sobre o disco e, na revista Op., descreveu-o como “um bem essencial”, defendendo que “deveria existir pelo menos um exemplar em cada casa deste planeta”.

Hoje, pelas 18h30, no auditório da FNAC Chiado, será possível escutar uma prensagem audiófila deste álbum clássico – neste caso a masterização de Krieg Wundrlichda Mobile Fidelity Sound Lab – numa aparelhagem especial: colunas Klipsch gira-discos Denon e um WiiM Streamer. Rui Miguel Abreu e Pedro Moreira conversarão sobre a importância deste registo no contexto mais vasto do jazz.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos