pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Catarina David

Corte e costura musical em Portugal.

ShopChop: Rhythm Roulette à moda do Porto

Texto: ReB Team
Fotografia: Catarina David

Minus & MRDolly é o primeiro beatmaker a entrar ao serviço em ShopChop, o novo projecto da editora Paga-lhe o Quarto. A série tem realização e som de Marco Ferreira (mais conhecido como Keso), câmara e edição de Catarina David e gráficos de Riça.

A rubrica audiovisual sairá com regularidade quinzenal no YouTube. Os restantes artistas chamados à Kate/Muzak na primeira temporada (que é composta por cinco episódios) já estão confirmados: os seus nomes são Each1 (dos Enigmacru), Arkham, DJ Score e Kass.

Em modo flash interview, colocámos cinco perguntas ao autor de KSX2016. O rapper e produtor portuense acabou por nos revelar que poderá ainda surgir um documentário à volta disto, “um filme sobre a existência do vinil nos dias de hoje, e de que forma ele vive no Porto”.



Fala-nos um pouco mais sobre o conceito desta ShopChop. É uma espécie de Rhythm Roulette à moda do Porto?

É, exactamente. O mesmo. Não é tal e qual mas é propositadamente idêntico. Também nos queremos divertir! Mudámos algumas coisas na forma de fazer. A escolha dos vinis não é de olhos vendados, e existe um tempo de 30 minutos para escolher os discos, samplar e fazer o beat.

Qual é que foi o critério para a escolha dos convidados?

Não houve critério tirando o facto de exigirmos que os beats fossem feitos “out of the box”. MPCs, SPs e por aí fora foi a receita. Aquele consolo analog, picar vinil no prato e trabalhar na máquina sem olhar para computadores. Colocámos o anúncio no Instagram e quem respondeu primeiro foi quem ficou. Vamos fazer o mesmo nos próximos episódios e não descartamos a ideia de vir a incluir computadores no processo.

Isto vai ter algum tipo de regularidade (semanal, quinzenal, mensal)?

Sim, filmámos cinco episódios nesta primeira season, eles vão ficando disponíveis com uma periodicidade de 15 dias no canal de YouTube da PoQ e vamos colocando antes no Patreon. Esperamos que a adesão seja boa e que o show se mantenha por uns bons tempos. É um público muito específico e é para isso que a PoQ está cá.

Podes revelar os restantes convidados já confirmados?

Sim, claro. Each1, Arkham, DJ Score e Kass.

Há mais projectos deste género pensados pela Paga-lhe o Quarto para o futuro?

Há mais conteúdos em mente, mas enquanto não alargarmos a equipa e o financiamento não podemos sonhar muito mais alto. Mas vão acontecer mais coisas. Em breve começamos anunciar.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos