Sexta-feira farta: Novos trabalhos de Miguel, Kappa Jotta, Roy Woods, Chief Keef e DRAM

[FOTO] Direitos Reservados

O primeiro dia do último mês do ano começa em boa forma: Miguel, Kappa Jotta, Roy Woods, Chief Keef e DRAM têm álbuns novos, todos eles repletos de motivos para uma escuta atenta e, quem sabe, para uma adição à lista de presentes musicais a oferecer durante a quadra natalícia. De Miguel e Chief Keef destaca-se a maturidade nos respectivos projectos, artistas já com alguns anos de “casa” e que atravessam um bom momento de forma. Kappa Jotta continua a trilhar um caminho interessante em Portugal e Ligação era um dos álbuns mais aguardados pelos adeptos do hip hop português que certamente trará o nome do rapper da Linha de Cascais para as discussões sobre as melhores colheitas nacionais de 2017. Não esquecendo, claro, o estreante Roy Woods, que tem tudo para vir a conquistar um lugar nas posições mais interessantes das tabelas musicas – cortesia da OVO, de Drake. Já a proposta da nova sensação da pop DRAM é uma semi-novidade: Big Baby DRAM acaba de ver nascer a sua versão deluxe que se alarga a nada mais nada menos do que 8 novas faixas.

 


[Miguel] War & Leisure

Miguel cresce a olhos vistos e o seu som vai sofrendo o respectivo processo natural de metamorfose. Menos r&b, no sentido tradicional da palavra, e cada vez mais pop. Não dá para ignorar o poderio vocal do artista que se estreou em 2010 pela histórica Jive Records. No novo War & Leisure, saltam à vista dois pormenores: a incontornável modernização da sonoridade de Miguel, que aposta cada vez mais nas técnicas de produção e gravação da música electrónica, e o cariz politico forte com que aborda o álbum, como é o caso em “Told You So”.

Estamos perante um dos mais dignos sucessores da coroa que já pertenceu a Prince – ou até Lenny Kravitz, com quem colaborou no anterior Wildheart. Miguel é um meticuloso escritor de canções, que combina na perfeição o lado pop da música com uma certa dose de psicadelismo e erotismo. E quem participa no seu disco sabe que este era um convite irrecusável: J. Cole, Salaam Remi, Rick Ross, Travis Scott, Quin e Kalis Uchis também oferecem a sua voz a War & Leisure.

 


[Kappa Jotta] Ligação

O projecto mais independente desta lista pertence, claro, a Kappa Jotta. A locomotiva do hip hop nacional continua a apostar num registo self-made a quase 100%. O MC da Linha de Cascais não é excepção e Ligação será mais uma prova em como as editoras nacionais têm de começar a olhar para a cultura musical urbana que fermenta dentro das nossas fronteiras a olhos vistos e que consegue uma grande adesão por parte do público.

No novo álbum de Kappa Jotta, no entanto, o conceito de novidade e o factor surpresa foram-se perdendo com o decorrer de 2017, tendo o rapper apresentado 8 dos 13 temas de forma antecipada no formato de singles. Mas não deixa de ser uma boa oportunidade para ouvir as cinco faixas restantes englobadas no projecto, de forma integral e pela ordem que o seu criador lhe atribuiu. Khapo, Gson e Factuz são os convidados de Ligação, que, ao nível da produção, conta ainda com as mais cintilantes estrelas do beatmaking nacional como Reis ou Lhast.

 


[Roy Woods] Say Less

Falar menos, fazer mais. Indo de encontro ao título do novo trabalho do artista do canadiano, é de destacar a ética e disciplina de Roy Woods, uma das vozes que em breve poderemos ver a figurar em posições interessantes das tabelas de música. Drake convidou-o a fazer parte da sua OVO, um selo já bem cotado dentro do panorama da pop mundial, e Roy respondeu com empenho: dois EPs e uma mixtape nasceram deste casamento celebrado em 2015, projectos que serviram para podermos olhar para o futuro do newcomer com bons olhos. Say Less é a confirmação desse pressuposto: 16 temas adornados com o melhor do r’n’b futurista e que oscilam entre sonoridades obscuras e mais festivas. 24hrs, PARTYNEXTDOOR, PnB Rock e dvsn dão a mão a Roy Woods na sua estreia pela OVO.

 


[Chief Keef] Dedication

Originalmente anunciado em 2014, só hoje é que Dedication viu a luz do dia, uma de várias mixtapes que Chief Keef deixou a pairar no ar enquanto potenciais acrescentos à sua lista pessoal de edições oficiais. O carimbo do projecto é da sua Glo Gang e nele ouvimos mais uma dose de drill protagonizado por um dos seus pioneiros. Tadoe colecciona uma dupla entrada no disco, com Lil Yachty e A Boogie Wit Da Hoodie também a figurarem na lista de convidados.

 


[DRAM] Big Baby DRAM (Deluxe)

Não é um álbum novo mas anda bem lá perto. A reedição do projecto, originalmente dado a conhecer no ano passado, conta com 8 faixas bónus em relação à primeira versão. Para já, apenas a Apple Music dá o acesso a todas estas novidades, com o Spotify a disponibilizar apenas 3 dos temas novos em Portugal. E são precisamente as músicas que mais nos saltam à vista que surgem nesta plataforma de streaming: “Crumbs” com Playboi Carti, “ILL NANA” com Trippie Redd e “Gilligan” com A$AP Rocky e Juicy J já estão no pacote de luxo disponibilizado e até já foram apresentadas no formato de vídeo.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team