pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Leeay
Publicado a: 29/03/2024

De ouvidos abertos.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Saya Gray, Beyoncé, Uno & Benny B, Roc Marciano ou Shabazz Palaces

Texto: ReB Team
Fotografia: Leeay
Publicado a: 29/03/2024

Mais um final de semana com dezenas de discos para nos adoçar o palato em época de Páscoa. Os artistas portugueses parecem ter querido respeitar a quadra — são apenas 3 os álbuns nacionais que detectámos —, mas os nomes da esfera internacional não vieram dar tréguas numa época de festividades e reuniões familiares. As propostas são mais que muitas e todas elas bem tentadoras. Dividido por quatro categorias, com o hip hop em grande evidência, aqui fica um resumo da música nova que nos chegou à redacção nesta sexta-feira.


[Hip Hop]

Se Uno e Benny B dão as mãos, o resultado é rap esquizofrénico a dobrar e A​Ç​O 1​/​∞ é um daqueles tomos que vai manter o underground português entretido a decifrar rimas. O trap de vanguarda de SleepyThePrince encontrou casa na Virgin Music Portugal e é por lá que o artista do capacete lança o seu novo álbum, THE NINJA SPIRIT, onde encontramos uma vasta lista de colaboradores — de Carla Prata e Deezy a Here’sJohnny ou Yeezyuri.

De outras coordenadas mais distantes chegam-nos discos do veterano Roc Marciano (Marciology tem dedadas de gente como Larry June ou The Alchemist), Shabazz Palaces (Exotic Birds of Prey vai ser escutado ao vivo em breve por cá, já que o grupo tem concertos marcados para Lisboa e Braga em Maio), Buddy (Don’t Forget To Breathe é mais uma importante amostra da versatilidade de um artista que vai do rap ao R&B), Rico Nasty & Boys Noize (a MC de Maryland colabora com o renomado produtor alemão em HARDC0RE DR3AMZ) ou Dom McLennon (The Changing of the Trees é o primeiro LP a solo do ex-BROCKHAMPTON). Sainté (Still Local), Flyana Boss (This Ain’t The Album), L7NNON (IRRASTREÁVEL), Semetary (Bloody Angel), mgk & Trippie Redd (genre : sadboy) e Stan Lane & Valee (VLANE 2) são outras mais algumas das edições a ter em conta.


[Electrónica]

Nome grande da electrónica a uma escala global, o francês Gesaffelstein (produtor que tem vindo a trabalhar com Kanye West ou The Weeknd) veio hoje a solo demonstrar o seu alargado leque de diferentes influências em GAMMA. A rádio britânica NTS curou funk​.​BR – S​ã​o Paulo, uma compilação com diferentes intervenientes que coloca o baile funk mais inventivo no centro do debate. O lendário músico sírio Omar Souleyman oferece cadências árabes dançáveis e uma chuva de sintetizadores no seu novo Erbil. A desbravar terreno temos Arushi Jain, que em Delight aborda sonoridades mais contemplativas, onde ambient, drones e música clássica coabitam de forma harmoniosa.


[Electroacústica]

A exploração é a palavra de ordem dentro desta categoria e Jim White o nome em maior destaque — o guitarrista e compositor oferece-nos uma visão distópica da folk e da country em All Hits: Memories. De Nova Iorque, Kelly Moran traz-nos o pós-minimalismo e a neo-clássica em Moves in the Field, trabalho selado pela Warp Records. Editado através de uma colaboração entre a portuguesa Lovers & Lollypops e a editora alemã Ana Ott, Tales From the Subterranean é LP hoje rubricado pelo saxofonista alemão Julius Gabriel. A terminar temos paris paris, texas texas, uma dissertação sónica nascida da fusão entre More Eaze, Pardo & Glass.


[Pop Alternativa]

Saya Gray combina bem com sensação de inesperado e em QWERTY II volta a afirmar que não se deixa amarrar por géneros musicais e que a sua paleta sonora é bem mais ampla do que a maioria dos seus pares. Beyoncé quis entrar na festa da música popular norte-americana e reformula as ideias de folk e country no seu novo COWBOY CARTER. A mapear os territórios menos óbvios da pop com recurso a diferentes influências estão também André Júlio Turquesa (Disco de Reclamações), Chicano Batman (Notebook Fantasy), Reyna Tropical (Malegría) e The High Llamas (Hey Panda).

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos