pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Lucas Own View
Publicado a: 05/05/2023

Com o "tugão" no topo da sua forma.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de ProfJam, Ana Lua Caiano, AMAURA ou billy woods & Kenny Segal

Texto: ReB Team
Fotografia: Lucas Own View
Publicado a: 05/05/2023

A produção nacional não só é suficiente como respira de saúde — e que o diga o mar de gente que ontem se deslocou a Telheiras para escutar em primeira mão MDID, o novo trabalho de ProfJam que aqui destacamos nesta coluna. Além de Mário Cotrim, também os discos Ana Lua Caiano e AMAURA valem algumas palavras da nossa parte, mas a oferta de hoje é vasta e estende-se ainda a nomes como Sogranora (Amarílis) ou Mordo Mia (Sente-se Primeiro).

Ao nível das importações também estamos espantosamente bem servidos e não pudemos ignorar as mais recentes investidas por parte de billy woods & Kenny Segal, Conway The Machine, Armani White, Fred again.. & Brian Eno, Q e SBTRKT. Mas se as mãos não dão para escrever sobre tudo, o ouvido, por sua vez, não deixa escapar nada: Durand Jones (Wait Til I Get Over), Emily King (Special Occasion), LA Priest (Fase Luna), Beta Librae (Daystar), Destroy Lonely (If Looks Could Kill), IDK (F65), JELEEL! (Real Raw!), Highway (Monochrome), $UICIDEBOY$ (YIN YANG TAPES: Spring Season (1989-1990)), Ed Sheeran (), Bailen (Tired Hearts), SQÜRL (Silver Haze), Felicita (Spalarkle), Skiifall (WOIIYOIE Tapes Vol. 2), Jayla Kai (The Short Song Project), Atmosphere (So Many Other Realities Exist Simultaneously), Immaterial Possession (Mercy of the Crane Folk), Panchiko (Failed at Math(s)), Artemis (In Real Time), Onyx (Blood On Da X), Rudy Royston (DAY), Cloth (Secret Measure) e salute (Shield) também apresentam propostas válidas no dia de hoje.


[ProfJam] MDID (Música De Intervenção Divina)

Para um artista como ProfJam, a simbologia da sua obra nunca se vê preterida. O criador de mão cheia escolheu o quinto dia do quinto mês do ano para apresentar o seu quinto trabalho a solo — e essa apresentação aconteceu logo na véspera da edição de MDID, numa listening party inédita, organizada à porta do metro de Telheiras, no Jardim Francisco Caldeira Cabral, com tempo e espaço para a revelação das 25 faixas que compõem Música De Intervenção Divina.


[AMAURA] Subespécie

Subespécie é o segundo álbum de estúdio de AMAURA, que se estreou com EmContraste em 2019 — e em 2020 deu nova vida ao seu primeiro trabalho a solo com (Re)EmContraste. Inevitavelmente mais madura — até pela estrada que tem feito ao lado de Classe Crua e à boleia da orquestra que tem acompanhado Sam The Kid —, aquela que se tornou desde cedo uma voz de referência no R&B cantado em português continua a dar corpo e alma às suas sempre irresistíveis canções.


[Ana Lua Caiano] Se Dançar É Só Depois

A estreia de Ana Lua Caiano, por sua vez, está ainda mais fresca na memória: editado em Setembro do ano passado, Cheguei Tarde A Ontem entrou a tempo de deixar marca entre os projectos mais intrigantes de 2022. Não satisfeita, a cantautora deu seguimento ao que nos trouxe no seu trabalho de apresentação: uma reinterpretação inovadora e muito própria da música tradicional portuguesa sob sonoridades electrónicas, agora concretizada em Se Dançar É Só Depois, que soa a lado B do primeiro EP editado pela Chinfrim Discos — meia dúzia de temas de cada vez.


[billy woods & Kenny Segal] Maps

Ele bem nos avisou, na sua primeira passagem por solo português, concretizada no palco da Galeria Zé dos Bois: já em Fevereiro billy woods previa um novo encontro com Kenny Segal depois do fascinante Hiding Places. Há já, por isso, alguma orientação prévia para Maps, ainda que o próprio rapper que representa metade do duo Armand Hammer (que divide com E L U C I D) rejeite, de antemão, a continuação lógica desse primeiro encontro.


[Conway The Machine] WON’T HE DO IT

Realmente, não há nada que ele não faça. Se nos distraímos por pouco tempo que seja, Conway The Machine volta com um novo e ambiciosíssimo disco para nos relembrar do seu valor. Em WON’T HE DO IT, porém, o rapper de Buffalo aponta a mira com especial foco ao seu passado, ao episódio que mudou a sua vida da noite para o dia, a causa por detrás da sua deformação facial — altura a partir da qual se tornou num dos mais temíveis MCs de Nova Iorque.


[Armani White] Road to CASABLANCO.

Armani White tem feito por merecer atenção para lá do single-chamariz que, inevitavelmente, “BILLIE EILISH.” representa. Agora incluído no restante pacote de faixas bouncy, e com a ajuda de igualmente irreverentes figuras como Denzel Curry, A$AP Ferg ou Busta Rhymes, o rapper de Filadélfia dá cartas do seu valor ao longo de Road to CASABLANCO..


[Fred again.. & Brian Eno] Secret Life

A vida secreta dos nossos artistas de eleição só a eles diz respeito. Agora quando são os próprios — designadamente, Fred again.. e Brian Eno — que dão a espreitar um vislumbre (alargado, por sinal) dessa Secret Life, há que aproveitar. Até porque o registo vincadamente contemplativo convida precisamente a isso.


[Q] Soul,PRESENT

Auto-suficiente e deveras camaleónico. Quem acompanhou a mais recente jornada de singles de Q sabe do que aqui se fala e a chegada de Soul,PRESENT vem confirmar essa ideia. Há um lado dub bastante presente no álbum de estreia de Q Marsden — que pode muito bem ter vindo do seu pai, Steven “Lenky” Marsden, um reputado produtor de reggae —, mas a sua paisagem sonora é bem mais ampla e cruza-se com os domínios da pop dos anos 80, bolo musical feito a partir de guitarras e sintetizadores alinhados numa mistura que leva rock, disco e funk em doses iguais. Baby Rose é a única convidada aqui registada e é também a artista que vai formar uma parceria com Q na estrada na Through the Soul Tour, que tomará conta de dezenas de palcos na América do Norte ao longo de Maio e Junho.


[SBTRKT] The Rat Road

Foram sete anos de espera, que agora se traduzem em 22 novas faixas assinadas por SBTRKT. O produtor inglês, autor do clássico “Wildfire“, tinha editado o último EP, Save Yourself, em 2016 e desapareceu por completo do radar após esse momento, regressando apenas no ano passado com os primeiros singles desde então e gozando ainda de um destaque oferecido por Drake e 21 Savage — o par utilizou um pedaço de “FORWARD” no final do videoclipe para “Jimmy Cooks”. Agora com a poeira mais ou menos assente, SBTRKT mostra-se novamente ao mundo no formato de LP, com THE RAT ROAD a servir de propósito para a continuação da demanda em torno de uma electrónica “todo-o-terreno” — que vai desde o abstracto e do experimental ao mais concreto e certeiro. Toro y Moi, Teezo Touchdown, Saya Gray, Sampha ou Little Dragon são algumas das vozes que o acompanham na viagem.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos