pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Mahaneela
Publicado a: 11/08/2023

Em dia de festa.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Noname, REASON, Turnstile & BADBADNOTGOOD ou Son Lux

Texto: ReB Team
Fotografia: Mahaneela
Publicado a: 11/08/2023

Cantam-se os parabéns, parte-se o bolo e brinda-se em nome da longevidade. O hip hop completa hoje 50 anos de vida e, por cá, o dia arrancou com uma peça especial que ajuda a detectar vários dos clássicos que ajudaram a solidificar o estatuto de uma cultura e género musical que nasceram num bairro nova-iorquino e hoje são globalmente dominantes.

A ajudar nesta festa estão o regresso de Noname aos discos, uma nova pegada de REASON deixada no catálogo da Top Dawg Entertainment e ainda uma mixtape comemorativa curada pela Roc Nation, com Turnstile & BADBADNOTGOOD e ainda Son Lux a presentearem-nos com bons projectos vindos de outras margens. Mas há muito mais hip hop (e não só) por aí à solta no dia de hoje: copo d’água (asa), Les Imprimés (Rêverie), KAROL G (MAÑANA SERÁ BONITO (BICHOTA SEASON)), $UICIDEBOY$ (I No Longer Fear The Razor Guarding My Heel (V)), Andrew Hung (Deliverance), Jungle (Volcano), Fredo (Unfinished Business), G Perico (7 Figures Later), RAAHiiM (But If iiM Honest), Helios (Espera), Gloss Up (Shades of Gloss), Trippie Redd (A Love Letter To You 5), Tomu DJ (Crazy Trip), Joell Ortiz & L’Orange (Signature), K.A.A.N. (The Death of a Rapper) e Lawrence English & Lea Bertucci (Chthonic) também apresentaram novidades.

 


[Noname] Sundial

Se escutaram Telefone (2016) e Room 25 (2018) já estão certamente a par da força da natureza que é Noname. 5 anos depois, a MC de Chicago volta finalmente a acenar-nos com um novo projecto em nome próprio, um regresso bastante aguardado por estes lados que foi sendo amenizado com algumas investidas pontuais — ao longo deste período, Fatimah Warner lançou singles como “Song 32” e “Song 33”, formou o trio Ghetto Sage com Saba e Smino, e ainda remisturou “Lockdown” de Anderson .Paak. Em Sundial, a artista contracena com convidados como Common, billy woods, Jay Electronica ou $ilkMoney.


[Vários Artistas] Humble Soles

Este meio século de vida alcançado hoje pelo hip hop tem vindo a ser celebrado com várias iniciativas promovidas por diferentes entidades ao longo do ano. Para a Roc Nation de Jay-Z, era importante que a prenda fosse distribuída o mais próxima possível do dia em que a marca redonda é alcançada e, graças a uma união de esforços com a PUMA, nasce esta Humble Soles, uma compilação composta por 14 faixas e recheada de intervenientes, com Vic Mensa, Guapdad 4000, KayCyy, Rapsody, Tay Keith ou Zacari metidos ao barulho e ainda o veterano DJ Clue a actuar como anfitrião.


[REASON] Porches

Numa altura em que Jay Rock está definitivamente de volta ao game (após um par de singles, é agora esperado um álbum), REASON chega-se à frente com aquele que é o seu segundo grande lançamento pela Top Dawg Entertainment. A “luta” por uma nova “liderança” dentro do seio da Top Dawg Entertainment continua aberta, após a vaga deixada por Kendrick Lamar, e o rapper de Carson, California, diz “presente!” com o sucessor de New Beginnings, que totaliza 17 temas e muitos nomes de peso, quer na produção, quer no microfone: Boi-1da, Doechii, Ray Vaughn, Ninetyfour, SiR, Zacari ou Vinylz ajudaram a esculpir este Porches.


[Turnstile & BADBADNOTGOOD] New Heart Designs

Em 2021, os BADBADNOTGOOD andaram ocupadíssimos com o lançamento de vários singles e de um novo LP, Talk Memory, mas nem assim deixaram passar despercebido Glow On, trabalho editado pelos Turnstile nesse mesmo ano. Agora, a banda canadiana que soma várias aproximações ao hip hop recupera três canções desse mais recente longa-duração do conjunto de punk hardcore de Baltimore, Maryland, e reapresenta-las com novos contornos: “Mystery”, “Another Love Call” (com Blood Orange) e “Underwater Boi” soam agora a composições etéreas que cruzam os campos do jazz, da folk e do indie rock.


[Son Lux] Alternate Forms

Electrónica e post-rock andam de mãos dadas no laboratório musical experimental de Son Lux. O trio nova-iorquino teve o seu momento de maior fulgor em 2013 graças à edição de Lanterns e voltou a gozar de um grande destaque em 2022, ao assinar o score para o filme Everything Everywhere All at Once, que lhes valeu este ano uma nomeação para o Óscar de Melhor Banda Sonora Original. Se pensavam que o grupo formado por Ryan Lott, Rafiq Bhatia e Ian Chang ia tirar umas férias, enganaram-se: Alternate Forms é o novo álbum de Son Lux e promove descargas eléctricas de rock, música para danças frenéticas e até momentos mais contemplativos.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos