pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/02/2023

Desvios ao padrão.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Nappy Nina, Total Refreshment Centre, Skrillex e Wesley Joseph

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/02/2023

Não há dois iguais. Num dia em que Skrillex é o nome mais sonante desta lista após uma mudança de pele, vale a pena destacar o hip hop de cariz mais experimental de Nappy Nina, as transmissões jazz que ecoam a partir do Total Refreshment Centre e o r&b acidificado de Wesley Joseph, isto depois de, a meio da semana, Caroline Polachek nos ter dado a sua visão daquilo que é a alternativa pop com Desire, I Want to Turn Into You, trabalho que também poderia ter figurado aqui por uma questão de dias.

Mas há muito mais por esse mar digital fora, a começar pelas propostas nacionais de Glockenwise (Gótico Português), SaiR (S/T) e Rita Onofre (hipersensível). De outras latitudes chegam-nos ainda Tianna Esperanza (Terror), Lisel (Patterns For Auto-tuned Voices and Delay), @ (Mind Palace Music), Anna B Savage (in​|FLUX), Avey Tare (7s), Bktherula (LVL 5 P1), Jay Critch (Jugg Season), Chetta (FALLING OFF), Kxllswxtch (THE WALLS HAVE EYES), Orbital (Optical Delusion), Khotin (Release Spirit), Mioclono (Cluster I) e Pile (All Fiction).


[Nappy Nina] Morning Due

De Oakland para Brooklyn, Nappy Nina atravessou os Estado Unidos da América para se sediar na cidade-berço do hip hop. A escolha de um novo lar para a MC/beatmaker não podia ter sido a mais acertada e as influências que trouxe para a Costa Este são mais do que pretinentes. Em Mourning Due, uma colectânea de faixas esculpidas entre 2019 e 2022, a autora oferece-nos o melhor de dois mundos, com rimas trabalhadas ao mais ínfimo detalhe e batidas misturadas em cenário laboratorial pós-Low End Theory. Na lista de créditos é só agitadores da cultura underground: MAVI, lojii, Moor Mother, Cavalier ou maassai emprestam as suas vozes ao sucessor de Double Down.


https://open.spotify.com/album/19g1QCxJEk6G0MUWKjof7z?si=qpoQlBXwRVWE08sow8QDyA

[Total Refreshment Centre] Transmissions from Total Refreshment Centre

Diz-se que várias cabeças pensam melhor que uma, e a Total Refreshment Centre quis meter as máximas que conseguiu a discorrer em torno de uma nova linguagem jazz que se quer o mais universal possível. Pensadas a partir de Londres, estas Transmissions foram enviadas e recebidas também por outras coordenadas do globo e tiveram a ajuda da histórica Blue Note Records para o seu lançamento. Soccer96, Matters Unknown (com quem falámos no final do ano passado), Neue Grafik ou os australianos Zeitgeist Freedom Energy Exchange e o grupo de Chicago Resavoir são alguns dos intervenientes desta conversa musical.


[Skrillex] Quest for Fire

Usou e abusou de uma fórmula que lhe foi infalível ao longo de vários anos e regressa aos álbuns nove anos após o seu último Recess. Skrillex parece ter levado a mão ao peito e admitido que a sua vida artística precisava de uma nova lufada de ar fresco — ou uma injecção de talento exterior escolhido a dedo, se preferirem. Gente como Four Tet, Fred again.., Flowdan, Noisia, josh pan e Missy Elliott estão entre esse leque de doadores de sangue tipo F+ (de Frequências Positivas, claro), fazendo do mais recente LP de Skrillex um verdadeiro Quest for Fire — uma demanda pelas melhores pulsações para aquecer pistas de dança.


[Wesley Joseph] GLOW

Em Junho de 2021, Miguel Santos previa coisas boas para Wesley Joseph e abria-lhe as portas do Rimas e Batidas na ressaca de ULTRAMARINE. O futuro do cantautor inglês veio a justificar a precoce aposta no seu nome e tem neste mais recente GLOW o seu principal argumento: r&b maduro muitas vezes mascarado de rap alternativo, mistura na qual se fazem notar ainda as cadências do jazz e da electrónica, fruto das produções do próprio artista e do input trazido por Leon Vynehall, A. K. Paul ou Lexxx.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos