pub

Texto: ReB Team
Fotografia: shanesakanoi
Publicado a: 04/06/2021

Prazeres, inevitabilidades e reflexões.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Mndsgn, Minus & MRDolly, Lloyd Banks, Children of Zeus ou Greentea Peng

Texto: ReB Team
Fotografia: shanesakanoi
Publicado a: 04/06/2021

Portugal saiu da lista verde do Reino Unido, mas aqui, ao contrário do que se possa pensar, não decidimos responder na mesma moeda, aliás, estamos mesmo a dar a outra cara: a selecção dos discos de Loraine James, Greentea Peng e Children of Zeus são prova disso, obras essenciais para se compreender que também há calma num país em alvoroço num mundo pós-Brexit e com COVID-19 a mexer com tudo e todos.

Fousheé (time machine), Lil Baby & Lil Durk (The Voice of the Heroes), Kool Keith (Keith’s Salon), Peter Rosenberg (Real Late), Smoke DZA (The Hustler’s Catalog 2), Dark0 (Eternity) e Raheem DeVaughn & Apollo Brown (Lovesick) são as restantes opções para os famintos por música nova.



[Mndsgn] Rare Pleasure 

Ao terceiro álbum pela Stones Throw, Mndsgn grita ao mundo que “beatmaker” talvez não seja suficiente para descrevê-lo. Partindo de noções refinadas do que pode ser o r&b (com jazz e rap lá dentro), Ringgo Ancheta cria em Rare Pleasure canções que são fáceis de se ouvir, bandas sonoras ideais para dias descontraídos à beira-rio. Prazeres raros: é aproveitá-los a todos.



[Minus & MRDolly] Broken Hearts Make Broken Beats

De Man With a Plan a homem que afirma que Broken Hearts Make Broken Beats em apenas três anos: Hugo Oliveira, mais conhecido como Minus & MRDolly, tornou-se alguém mais emocional e chamou para perto de si Hugo Danin (bateria), Sérgio Alves (teclados e piano eléctrico), Manu Idhra e Rui Ferreira (percussão), Mary Raisekings (voz em “A Thousand Miles”) e Pardal (saxofone) para trabalharem em três originais que ajudam a transparecer isso. O EP sai com o selo da Jazzego.



[Lloyd Banks] The Course of the Inevitable

Se têm saudades dos G-Unit de 50 Cent, o novo longa-duração de Lloyd Banks é uma forma de matarem esse sentimento. O rapper nova-iorquino está de volta aos discos e rodeou-se de alguns dos novos reis da sua cidade para mostrar que nunca perdeu a forma. Freddie Gibbs, Roc Marciano, Benny The Butcher, Styles P, Vado, Sy Ari Da Kid e Ransom são os convidados do experiente MC.



[Greentea Peng] MAN MADE

Bastante orgânico e à procura de transgredir qualquer noção de tempo e espaço (foi lançado em 1993 ou em 2021?;foi gravado em Londres ou em Kingston?), MAN MADE é a estreia no formato longa-duração de Greentea Peng, artista londrina que chamou os serviços de nomes como Earbuds (o produtor-executivo), Joe Armon-Jones, Swindle ou Mala para construir uma parede sonora repleta de elementos que vão do dub à neo-soul. Acreditam em energias?



[Loraine James] Reflection

Depois de causar um grande burburinho com For You And I (2019), Loraine James foi obrigada a recolher-se e não pôde colher da melhor forma os proveitos desse sucesso. Em casa, no Verão de 2020, a produtora fundiu o que andava a ouvir mais — drill e r&b — com a sua electrónica que nunca se coibiu de cair nos sítios menos óbvios a nível rítmico. Pense-se numa espécie de footwork para chorar em vez de ser para dançar.



[Children of Zeus] Balance

De Manchester, os Children of Zeus continuam a ensinar-nos o que significa ser um grupo britânico de música soul: há muita alma, muita elegância e muita classe em todos os poros de Tyler Daley e Konny Kon, que ainda juntam à sua fórmula vencedora hip hop, r&b e gospel com a qualidade de quem percebe na perfeição as engrenagens da música urbana. Se a dupla ainda andava à procura de Balance depois de Travel Light, deve tê-lo encontrado neste conjunto de 13 faixas…

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos