pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/07/2021

Fogo, furto e felicidade.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Isaiah Rashad, Skepta, Billie Eilish, Vasconcelos Sentimento, Emmavie e Liv.e

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 30/07/2021

O bom da fartura é podermos ignorar certas polémicas. No entanto, fica a mensagem do dia antes de irmos ao que interessa: que se lixe DaBaby. Pronto. Sigamos, então, para a limpeza das más energias com quatro álbuns e dois EPs que vão do rap ao jazz, da intensa felicidade à profunda tristeza, de Londres a São Paulo.

Outras recomendações: os projectos de Ace (Rua da Frente), João Alegria (Vertical), Violet (Sickle And Hammer EP), Balimaya Project (Wolo So), DāM-FunK (Above The Fray), Adonis & Thelonious Martin (THE LORD OF THE WEST), Tha Dogg Pound (Dpg 4 Life), Dave East & Harry Fraud (HOFFA), Logic (Bobby Tarantino III), Unknown T (Adolescence) e Durand Jones & The Indications (Private Space).



[Isaiah Rashad] The House Is Burning

E, entretanto, passaram-se cinco anos desde que Isaiah Rashad lançou Sun’s Tirade, o seu segundo longa-duração. Actualização: em 2021, a casa do rapper da TDE está a arder. Quer dizer, não literalmente: o título do novo álbum é The House Is Burning. Não há fumo sem fogo mas as labaredas que toldavam a visão do artista americano estão apagadas. E agora é tempo de recuperação e reconciliação.



[Skepta] All In 

Skepta mete as cartas todas na mesa em cinco músicas. Kid Cudi, J Balvin e Teeze são os seus companheiros neste EP que prova, mais uma vez, a fome do rapper britânico para continuar a reinventar-se e explorar outros condimentos nos seus cozinhados musicais. E sempre com muita pinta.



[Billie Eilish] Happier Than Ever

A 30 de Julho de 2020, estreava-se “my future”: uma clareira de optimismo na obra de Billie Eilish, até então ansiosa e de parca luz. Era também, sem sabermos, o primeiro aperitivo do seu segundo álbum, com exactamente um ano de antecedência. É altura de Happier Than Ever (que sucede a WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?, promovido com singles como “bad guy” e uma digressão que parou pela Altice Arena). Produzido por Finneas, o seu irmão, o disco acompanha as meditações de Eilish sobre felicidade e privacidade com influências de bossa nova, jazz e electrónica possante.



[Vasconcelos Sentimento] Furto

Presenting Vasconcelos Sentimento, carteirista musical do Rio de Janeiro. Agora a sério: apesar do que o título possa dizer, há pouca ladroagem em Furto, o seu primeiro álbum (com lançamento pela Far Out). Cada canção aqui patente é, sim, uma clepto-colagem, mas imaginária, dotada de retalhos de jazz atmosférico e assomos de inspiração espontânea – daí vem a ideia de “furto”, de ouvir uma canção em loop durante uma semana e, de seguida, ir para estúdio e sugar-lhe a vitalidade. Venham testar o método de Vasconcelos Sentimento.



[Emmavie] What’s A Diamond To A Baby

Se não sabem quem é a londrina Emmavie, a mini-biografia do Twitter é um bom ponto de partida: “Beat Making Black Babe” – uma artista negra que canta, escreve e cozinha as suas batidas – e votante no comité dos Grammys. São indicações de poder, materializadas em 2019 com o seu primeiro álbum, Honeymoon; agora, lança o seu segundo EP, What’s A Diamond to A Baby, uma coleção de r&b resplandescente e de produção intrincada, com participações de Kojey Radical, Alfa Mist ou Phonte.



[Liv.e] CWTTY+

Um ano de Couldn’t Wait To Tell You…, disco que destacámos aqui, dá direito a curta-duração fresco com seis canções novas de Liv.e. Há mesmo muito jazz, soul, r&b e hip hop nesta artista de Dallas, que faz questão de demonstrá-lo em cada sopro artístico da sua autoria. Para quem se quer perder e não se encontrar durante alguns minutos, está aqui a paragem certa.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos