A arte do rap volta liderar a estética de mais uma ronda de lançamentos de final de semana e, em principal destaque, estão os discos provenientes dos MC cá da nossa praça, com nada mais nada menos do que três muito ansiados álbuns de estreia. Um artista norte-americano junta-se a esta equação que totaliza quatro álbuns, mas que, como sempre, dá margem para resultados maiores caso se atrevam a desbravar o que de mais tem captado o nosso radar.
Fado Bicha (RE:OCUPAÇÃO), FUSHI (FUSHI), Tiago Bandeira (OPIA), Knucks & K-Trap (Can’t Decide 3P), Feid & Sky Rompiendo (LOS 9 DE FERXXO Y SKY ROMPIENDO), Brian Nasty (Anywhere, But Here With You), Obijuan (FLDSZN), 96 Back (tender, exit), Sparkz & Pitch 92 (Full Circle), P Money & Smack (Champions League), Kodak Black (Trill Bill), Mark Barrott (Everything Changes, Nothing Ends), Skyzoo (Keep Me Company), Sunroof (Electronic Music Improvisations Vol. 3), Ben Lukas Boysen (Alta Ripa), Leo Bhanji (Shell EP) e Jakob Bro (Taking Turns) são as restantes obras que podem apanhar por aí nesta última sexta-feira de Novembro.
[holympo] 88
O momento não podia ser o melhor. holympo está no topo da sua forma e já tínhamos tido a oportunidade de testemunhar isso mesmo no refrescante single com que deu as boas-vindas a 2024, “Honesto (Faroeste)”, e, bem mais recentemente, nas produções que assinou para o registo discográfico que trouxe Agir de volta ao panorama mais urbano da música nacional. Hoje chega até aos nossos ouvidos com o tão esperado álbum de estreia, 88, uma viagem de 45 minutos pelas frequências gélidas que a fusão entre o trap mais sombrio e o R&B mais melancólico conseguem gerar. Bella Saint, HeartLess, Nedved e noevdv são alguns dos nomes que surgem creditados na ficha técnica deste projecto que, dentro de breve, será revisto por cá através de uma entrevista com o seu autor.
[Joint One & Yung Juse] PORTOBOYZMAFIA
O frio que se faz sentir na Cantanhede de holympo é semelhante à temperatura que envolve o Porto de Joint One e Yung Juse quando chega a hora do par lançar novos bangers para as ruas. Sem papas na língua, o par destila bravura e rimas explícitas naquele que é o seu também muito aguardado primeiro LP a quatro mãos, que nos chega quatro anos após o estrondoso single que os colocou na ribalta, “Tou Na Festa”, com cada um dos seus elementos a editar ainda projectos a solo no entretanto. PORTOBOYZMAFIA é bagulho sério e nesta comitiva de arruaceiros musicais cabem ainda nomes como Chico da Tina, David Bruno ou Chaylan enquanto convidados.
[YoCliché] Raps e Filmes (a Preto e Branco)
“O rap ‘tá na veia / Ouvir o me’mo beat hora e meia / Me’mo assim nunca chateia / Com ou sem plateia”. É com esta declaração de amor à cultura das rimas e batidas que YoCliché abre a segunda faixa do seu primeiro álbum enquanto artista principal, Raps e Filmes (a Preto e Branco), que aterrou hoje nas malhas digitais com o selo da Draive Records. Veterano que despontou dos campos mais alternativos do hip hop enquanto elemento dos MGDRV, o rapper conta com o habitual companheiro Apache na feitura dos instrumentais desta sua película sonora onde cabem também alguns actores secundários — há inputs de DJ Ride, B.E.R.A ou Kristóman e até uma reunião de MGDRV por entre o alinhamento de 13 faixas deste disco.
[Juice WRLD] The Party Never Ends
O muito aguardado terceiro álbum póstumo de Juice WRLD, The Party Never Ends, chegou esta manhã, marcando o capítulo final do legado do falecido artista. A estrelas com Eminem, Nicki Minaj, Offset e Fall Out Boy, juntam-se produções de Benny Blanco, Nick Mira e Metro Boomin por entre as 18 músicas do LP. O seu lançamento acontece na antecâmera do Juice WRLD Day 2024, a 30 de Novembro, um evento comemorativo em Chicago que celebra a vida e o impacto do legado de Jarad Anthony Higgins. Trap de autor para matar saudades de um criativo que partiu cedo demais.