Sexta-feira farta: novos trabalhos de DaBaby, Young M.A, Binker Golding, Jungle Brown e John Coltrane

[FOTO] Bravo

Arrancámos a última sexta-feira do mês ao som de AMAURA, que hoje se estreou com uma mixtape pela Mano a Mano. Mas há pelo menos cinco outras propostas internacionais que não vos devem passar ao lado e que agora compilamos no habitual relatório semanal escrito pela redacção do ReB.

Após as boas impressões deixadas pelo primeiro álbum, DaBaby não demorou até nos entregar o sucessor de Baby on Baby, novamente através da sua parceria com a Interscope. Young M.A é a voz que melhor representa o lado feminino do rap made in Brooklyn e Herstory In The Making é o seu primeiro LP de originais. Quem também surge em estreia absoluta em nome próprio é Binker Golding, saxofonista britânico que lançou Abstractions of Reality Past and Incredible Feathers pela Gearbox Records. Três anos depois de Flight 314, os Jungle Brown voltam à carga com Full Circle, desta vez aliados ao catálogo da Mr Bongo. Blue World é um novo trabalho póstumo do lendário John Coltrane, hoje recuperado pela Impulse! para suceder a Both Directions at Once: The Lost Album.


[DaBaby] KIRK

Dois álbuns num ano? Perguntem a DaBaby como se faz. O rapper de Charlotte, Carolina do Norte, leva já um percurso considerável de mixtapes em apenas quatro anos e em 2019 tivemos a sua primeira ingressão nos discos de originais, Baby on Baby, agora sucedido por KIRK, novamente editado com a chancela da Interscope. Chance The Rapper, Migos, Gucci Mane e Nicki Minaj surgem entre o leque de convidados escolhidos para este novo trabalho, que foi cimentado em cima de produções de gente como London on da Track, Tahj Money, Kenny Beats ou JetsonMade.


[Young M.A] Herstory In The Making

A voz ainda é recente, mas Katorah Marrero conta já com um lote invejável de hits dentro do circuito hip hop. Em 2017 deu-se a conhecer com o EP Herstory — onde reside o viral “OOOUUU” — mas a vontade de se focar num álbum parecia não estar no topo das prioridades da MC de Brooklyn, que continuou a abanar o mercado com faixas várias soltas e freestyles. Afinal Young M.A estava apenas a manter-nos entretidos enquanto delineava o seu primeiro LP, Herstory In The Making, que viu hoje a luz do dia. Max YB e Relle Bey são os únicos convidados para as 21 músicas compiladas pela artista, em que sobressaem produções de Mike Zombie, Zaytoven, Antwan “Amadeus” Thompson ou NY Bangers.


[Binker Golding] Abstractions of Reality Past and Incredible Feathers

Joe Armon-Jones (piano), Daniel Casimir (contrabaixo) e Sam Jones (bateria) são os músicos que acompanham Binker Golding no seu álbum de estreia enquanto bandleader. O saxofonista britânico tem sido uma das figuras mais activas dentro da efervescente cena jazz londrina e conta com várias colaborações com o baterista Moses Boyd, bem como outras mais pontuais com artistas como Yussef Dayes, Zara Macfarlane ou Sarah Tandy. Abstractions of Reality Past and Incredible Feathers tem o selo da Gearbox Records e foi gravado nos míticos estúdios de Abbey Road.


[Jungle Brown] Full Circle

Ric Flo, MAEAR e Tony Bones fizeram a sua primeira aparição num longa-duração em Flight 314, de 2016, um álbum lançado sem qualquer tipo de financiamento ao nível do marketing e da promoção. O baixo orçamento não cortou as asas ao trio britânico, que viu a sua música a ganhar destaque em plataformas como o Spotify, Tidal ou a Apple Music. Três anos depois o grupo regressa com este Full Circle, resultado de uma parceria dos Jungle Brown com a Mr Bongo, editora sediada no Reino Unido e que apresenta um leque alargado de sonoridades aos seus seguidores, que vão do folk à MPB. Sampa The Great, Fliptrix ou Terri Walker são alguns dos convidados do novo disco da banda.


[John Coltrane] Blue World

A Impulse! voltou hoje a prestar uma vénia ao lendário John Coltrane, um dos músicos que mais enriqueceram o catálogo da editora californiana. Blue World sucede a Both Directions at Once: The Lost Album na lista de trabalhos póstumos do saxofonista norte-americano e trata-se de uma colecção de temas criados para a banda sonora do filme Le Chat Dans Le Sac, maioritariamente versões alternativas de músicas já conhecidas de Trane.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team