Alguém encomendou uma boa dose de rimas? Pois bem, elas andam aí! Da fornada de novos discos editados no dia de hoje, destacamos quatro cujos traços muito se aproximam do hip hop, embora nem todos o sejam na sua forma mais “pura”. Childish Gambino, Denzel Curry, Blxst e BLK ODYSSY captaram a nossa atenção e vão manter-se em rotação de forma mais exaustiva ao longo deste final de semana, mas a oferta musical é bem mais ampla e, caso precisem de uma banda sonora alargada para os tempos que se avizinham, há mais por onde possam pegar: X IT (MNTNY), TTF (ARAFURA), redLee (Stop On Red Signal), Morrisson (British Trap Royalty), Russ Millions (SHYLO), Lava La Rue (Starface), Emile Mosseri & Sam Gendel (Hardy Boys), Onoe Caponoe (Tears of the Dragon), Total Blue (Total Blue), Gum & Ambrose Kenny-Smith (Ill Times), JT (City Cinderella), Lilacs & Champagne (Fantasy World), Boombox Cartel (Proof of Life), Jay Fizzle (Who Is Grizzape), midwxst (BACK IN ACTION 4.0) e Rich The Kid (Life’s a Gamble) também lançaram discos esta sexta-feira.
[Childish Gambino] Bando Stone and The New World
É o fim do mundo tal e qual o conhecemos e é também a última paragem de Childish Gambino na sua celebrada viagem discográfica. O quinto e último álbum de Donald Glover sob este pseudónimo foi esculpido para servir de banda sonora para o primeiro e apocalíptico filme que o polímata californiano está a dirigir, cujo título é também Bando Stone and The New World. Uma despedida em grande que culminará numa longa digressão em torno deste ambicioso disco, fruto de uma podução muito acima da média e do talento vocal ao qual Gambino já nos tinha habituado, onde cabem ainda os talentos de uma arrojada lista de convidados, que vai de Amaarae, Jorja Smith e Foushé a Khruangbin, Yeat ou Flo Milli.
[Denzel Curry] King Of The Mischievous South Vol. 2
Se faltaram às aulas quando a matéria que estava a ser leccionada se centrava no característico som do rap do Sul dos Estados Unidos da América, podem pedir expicações a Denzel Curry para garantir que, quando chegar a altura do teste, passam com distinção. King Of The Mischievous South Vol. 2 é a homenagem do rapper da Florida às sonoridades que o influenciaram no seu próprio trajecto, em especial àquelas que despontaram a partir de Memphis. São 15 sombrias faixas, nas quais Curry veste a pele de Big Ultra e empresta ainda o microfone a vários nomes de peso, com A$AP Rocky, Kenny Mason, Juicy J, 2 Chainz, Ski Mask The Slump God, Project Pat ou Kingpin Skinny Pimp.
[Blxst] I’ll Always Come Find You
Com quase 1 hora de duração, I’ll Always Come Find You é o LP de estreia de Blxst e reúne 20 temas dividios por quatro capítulos. É este o formato escolhido pelo MC de Los Angeles para nos falar do seu percurso, que começou ainda na década transacta e o tem feito alcançar alguns feitos bem interessantes, como as colaborações que trilhou com Kendrick Lamar, Mozzy ou Russ. Em I’ll Always Come Find You, as batidas recuperam a estética laid back característica da Costa Oeste norte-americana e, para isso, contou com as ajudas de produtores como Sounwave, CuBeatz ou Keanu Beats. A lista de créditos estica-se ainda a gente como Anderson .Paak, Joyce Wrice, Offset ou até mesmo Fatman Scoop e Kamasi Washington.
[BLK ODYSSY] 1-800 Fantasy
Depois de BLK VINTAGE em 2021, BLK ODYSSY tornou-se num nome respeitado dentro do game, muito graças à forma exímia como funde as estéticas rap e R&B num mesmo produto. Em Maio último, já com o plano para a edição de um novo álbum em marcha, não deixou de dar uma preciosa ajuda a Rapsody no seu mais recente Please Don’t Cry, focando-se agora na sua própria arte com o lançamento deste 1-800 Fantasy. São 13 faixas bem groovadas que certamente vos vão ajudar a refrescar nas horas de maior calor e para as quais contribuíram ainda artistas como Joey Bada$$ ou Wiz Khalifa.