pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Noah Elliott Morrison

Duas estreias e quatro confirmações.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Black Noi$e, Boldy James & Jay Versace, Dave East ou Sickonce & Subtil

Texto: ReB Team
Fotografia: Noah Elliott Morrison

O hip hop veio em força e a sonoridade dominante entre as principais edições de hoje. São servidos?

Black Noi$e foi convidado por Earl Sweatshirt para integrar a sua Tan Cressida e é por lá que edita o seu primeiro LP de originais. Apesar de jogarem em campeonatos diferentes, Dave East e Jacob Collier carimbam hoje os terceiros volumes de Karma e Djesse, respectivamente. Boldy James passou demasiado tempo ofuscado no circuito do rap de rua mas o talento foi-lhe finalmente reconhecido e integra agora os quadro da Griselda, editora pela qual lança The Versace Tape, um projecto colaborativo com o produtor Jay Versace. 2020 está a ser um óptimo ano para Guapdad 4000, um nome a captar cada vez mais as atenções dos media, que atesta as suas competências em Platinum Falcon Returns. Não são duas caras estranhas uma à outra mas hoje uniram esforços com um objectivo em mente: A Real Rap Hero é o primeiro EP a nascer da parceria entre Sickonce e Subtil.


[Black Noi$e] OBLIVION

Earl Sweatshirt criou a Tan Cressida em 2013, que entretanto passou a operar sob a asa da Warner Records, para editar os seus projectos a solo. Os anos passaram e a “casa” do ex-Odd Future manteve-se fechada para outros artistas. Mas isso foi só até hoje. Black Noi$e, produtor de Detroit e DJ de Earl nos seus concertos, acaba de lançar o seu trabalho de estreia pela Tan Cressida, que vem recheado de contribuições de gente talentosa: MIKE, Danny Brown, Liv.E, ZelooperZ, Pink Siifu, bbymutha e, claro, o autor de Some Rap Songs são presenças confirmadas em OBLIVION.


[Boldy James & Jay Versace] The Versace Tape

Apesar do empurrão de Alchemist na produção do seu álbum de apresentação, o nome Boldy James não permaneceu por muito tempo na memórias dos ouvintes. Muito provavelmente porque o hip hop estava em fase de mutação e o futuro do boom bap estava rodeado de incertezas. Mas os tempos agora são outros e, após dois novos trabalhos ao lado do alquimista, o MC de Detroit ganhou asas e furou o circuito do street rap de culto. Na estreia pela Griselda, em The Versace Tape, James recruta o newcomer e celebridade da Internet Jay Versace para o assistir.


[Dave East] Karma 3

São ao todo 15 faixas e vêm com selo de qualidade garantida por intermédio da Def Jam Recordings e da Mass Appeal. Dave East tinha editado Survival no ano passado mas regressa agora à série Karma, iniciada em 2017, para nos oferecer o seu terceiro capítulo. Mary J. Blige, Benny The Butcher, A Boogie wit da Hoodie, Popcaan ou Trey Songz assistem o protegido de NAS no seu novo projecto.


[Guapdad 4000] Platinum Falcon Returns

Já foi golpista digital mas ainda bem que virou as atenções para o rap. Guapdad 4000 é um dos mais entusiasmantes liricistas da sua geração e não tem tido mãos a medir no que toca a lançar música nova — este ano já havia editado Platinum Falcon Tape, Vol. 1 e criou as #RONARAPS, uma rubrica quarantinesca na qual convida outros artistas para uma sessão de freestyle. Platinum Falcon Returns sai pela TWNSHP e conta com as participações de Boogie, Denzel Curry, TyFontaine e Deante Hitchcock.


[Jacob Collier] Djesse, Vol. 3

O final de 2019 trouxe-nos “Time Alone With You”, o delirante primeiro avanço de Djesse, Vol. 3 no qual Jacob Collier contracena com Daniel Caesar. O compositor, produtor e multi-instrumentista britânico passou os meses que se seguiram a revelar pequenas peças deste seu novo puzzle, um álbum que lhe confirma uma poderosa técnica e mestria no que toca aos arranjos que orquestra para a sua música. Collier vai do jazz à pop, sem vergonha, e leva consigo T-Pain, Mahalia, Ty Dolla $ign ou Rapsody na viagem.


[Sickonce & Subtil] A Real Rap Hero

A Kimahera está de parabéns pelos seus 15 anos de actividade, um exemplo raro de longevidade e competência por parte de uma editora independente no circuito musical nacional. O bolo é em forma de A Real Rap Hero e são Sickonce e Subtil quem sopram as velas, naquele que é o seu EP de estreia enquanto dupla, uma viagem pelo diário do rapper pautada pela versatilidade sónica do seu produtor.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos