pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/03/2023

Três apostas num infindável leque de opções.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de 100 gecs, Yves Tumor e Ni’jah, KIRBY & Childish Gambino

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/03/2023

Depois de celebrados os lançamentos de Richie Campbell (que nos falou sobre Heartbreak & Other Stories aqui) e de Margarida Campelo (há um faixa-a-faixa em torno de Supermarket Joy para ler aqui e uma entrevista na calha para publicar dentro de breve), é pouco o tempo que sobra para chafurdar os ouvidos pelos inúmeros discos que o nosso radar capta. Cremos que três é um número simpático e ajuda a reduzir as opções ao estritamente essencial.

Mas não se acanhem, porque há muito mais por aí, à solta nesse mar de informação que é a Internet: T-Pain (On Top of the Covers), Genevieve Artadi (Visionary), Niklas Paschburg (Panta Rhei), Unknown Mortal Orchestra (V), FIDLAR (That’s Life), Gideon (MORE POWER. MORE PAIN.), Moderat (Even More D4ta), Death And Vanilla (Flicker), DJ Black Low (Impumelelo), DJ Girl (Hellworld), EST Gee (MAD), Lil Keed (Keed Talk to ’Em 2), Tei Shi (Bad Premonition), Ailbhe Reddy (Endless Affair), Black Honey (A Fistful of Peaches), Kamal. (so here you are, drowning), Kx5 (Kx5), Rich Amiri (Evolution), deathcrash (Less) e M83 (Fantasy) também soltaram novos trabalhos.


[100 gecs] 10,000 gecs

Pediram emprestada uma rima ao eterno MF DOOM para intitular (e cantar no refrão a plenos pulmões) “Doritos & Fritos”, um dos singles que lançaram rumo ao seu novo disco. E está tudo certo: mesmo a jogar em campos opostos, o misticismo que pairava em torno do rapper da máscara de ferro também se aplica aos 100 gecs, um dos projectos mais musicalmente conturbados e inventivos deste milénio. Contas feitas, 10,000 gecs vale dez vezes mais que o seu antecessor, 1000 gecs, que em 2019 apresentava a dupla formada por Dylan Brady e Laura Les. Antes de chegarem a este LP, vimo-los “invocar os espíritos de uma Avril Lavigne ou de um Fred Durst completamente encharcados em ácidos”, aquando a sua divertidamente musculada passagem pela edição passada do Primavera Sound Porto.


[Yves Tumor] Praise A Lord Who Chews But Which Does Not Consume; (Or Simply, Hot Between Worlds)

Começa em rock acelerado (mumble punk, será?) e termina em jeito de balada, com algumas nuances soul por entre o jogo de bateria e guitarra distorcida. Assim é a viagem de “God Is a Circle” a “Ebony Eye”, primeira e última faixa de Praise A Lord Who Chews But Which Does Not Consume; (Or Simply, Hot Between Worlds), respectivamente. Gostávamos que o título do novo álbum de Yves Tumor fosse substancialmente mais curto e fácil de decorar, mas o que importa mesmo é que a música nele contida é suficientemente aberrante (no melhor dos sentidos, pois claro) para nos colocar a escuta em sentido, fruto de uma jornada que se iniciou nos campos da experimentação sónica vanguardista. E não será por acaso que vem carimbado com selo Warp Records.


[Ni’jah, KIRBY & Childish Gambino] Swarm

Podem ainda não se ter apercebido, mas há por aí nova música com o nome de Childish Gambino assinado por baixo. Mesmo que não gostem de séries, podem dar graças a Swarm, uma nova trama criada pelo autor de “Awaken, My Love!” (2016) e 3.15.20 (2020) para a Amazon Prime Video, cuja estreia aconteceu hoje e deu origem a uma banda sonora original no formato de EP. Ni’jah, uma das personagens dessa história, assume um papel central neste curta-duração, que conta ainda com uma forte contribuição da cantautora KIRBY e, claro, do próprio Childish Gambino, que podemos escutar em “Sticky” e que surge creditado na produção e escrita de “Something Like That”.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos