pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Mkk
Publicado a: 21/04/2023

Chove música.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de João Não & Lil Noon, Alfa Mist, Zombie Juice ou King Kami

Texto: ReB Team
Fotografia: Pedro Mkk
Publicado a: 21/04/2023

Bem diz o ditado que Abril promete águas mil. Curioso é que, neste mês especialmente abrasador e nada chuvoso, o primeiro (e, segundo as previsões dos especialistas, único nos próximos tempos) dia de dilúvio se tenha guardado para o dia de recolha de lançamentos em final de semana por estas bandas. Haja algo que nos levante o espírito cá dentro, já que lá fora a coisa não se apresenta de boa feição.

A começar por seis opções radiantes, que vão das infinitas variáveis do jazz às possibilidades mais que asseguradas do rap, deixamos ainda mais uns quantos títulos e nomes que podem investigar por vocês próprios: MEMA. (Leve♀Escuro), The Heavy (AMEN), Everything But The Girl (Fuse), Lloyd Banks (The Course Of The Inevitable 3: Pieces Of My Pain), Nourished by Time (Erotic Probiotic 2), YoungBoy Never Broke Again (Don’t Try This At Home), Lael Neale (Star Eaters Delight), St. Paul & The Broken Bones (Angels in Science Fiction), Benefits (Nails), Easy Star All-Stars (Ziggy Stardub), Silver Moth (Black Bay), Enter Shikari (A Kiss For The Whole World), Hotboy Wes (Left For Dead Vol. 1) e Mark Barrott (Jōhatsu) também somaram novas edições hoje.


[João Não & Lil Noon] Se Eu Acordar

Terra-Mãe (2021), curta-duração que resultou do encontro entre João Não e Lil Noon, cedo se revelou curto não só na duração, mas sobretudo no potencial que a dupla então recém-formada concentrava em temas como “Rosa Rubra”, “Terra-Mãe” ou “Danceteria Love”. Se Eu Acordar nasce, então, dessa inevitabilidade — potenciada pelo super-single homónimo —, para cumprir o que ficou prometido naquele primeiro encontro. E a apresentação do disco fez-se ontem, na Musa de Marvila, com direito a “mini bar dançante” animado por duas das vozes de “Danceteria Love” atrás dos decks.


[Alfa Mist] Variables

É verdade que o jazz se tem multiplicado em infindáveis novas formas de expressão — grande parte delas acompanhadas bem de perto por estes lados —, desafiando os cânones do género. E depois há quem, a partir das matrizes tradicionais, não fique preso a elas, mas também não as oblitere. Variables, quinto álbum de estúdio de Alfa Mist, puxa a corda nesse sentido: os tempos e os instrumentos respeitam o jazz mais escolástico — já tudo o resto é música, sem género estanque, a descobrir-se à medida que se desenrola.


[Zombie Juice] Love Without Conditions

Depois de ter deixado uma marca inconfundível no rap feito a partir de Brooklyn com os Flatbush Zombies (ao lado de Meechy Darko e Erick Arc Elliot), Zombie Juice apresenta-se agora a solo com Love Without Conditions. Não é por isso surpresa para ninguém que, nesta sua investida em nome próprio, conte não só com um dos seus parceiros habituais — Meechy Darko, neste caso —, mas também com vizinhos do rap como The Underachievers e Powers Pleasant, ou aliados periféricos como Curren$y, Col3trane, JGrrey, Devin The Dude e Rae Khalil. E fê-lo com num registo bem mais contido daquele que habitualmente lhe reconhecemos.


[King Kami] KING KAMI VEM M INSTIGAR (Remixes)

Se a memória não nos atraiçoa nem nos sugestiona, “Vem M Instigar” passou pelo alinhamento que King Kami preparou da última vez que a vimos (no terceiro e último dia da segunda edição do festival Sónar em Lisboa). Criada a meias com Bieu, a faixa serviu de mote para o novo trabalho da produtora e DJ brasileira sediada em Portugal, que estendeu o convite a Kelman Duran, Rosa Pistola e DJ Criztian, Pedro da Linha, Eram e Tabu, e Rastronaut, para uma série de remixes instigadores de diferentes abordagens.


[Pearl & The Oysters] Coast 2 Coast

Já se sabe que por aqui o que verdadeiramente interessa é aquilo que a música nos tem para oferecer. Mas, também em boa verdade, não negamos que as respectivas capas, muitas das vezes, nos servem de chamariz logo à primeira vista — especialmente nesta sede. A de Coast 2 Coast é exemplo disso por excelência, mas não só: é, também, reveladora dos elementos sonoros que se pode esperar do novo trabalho de Pearl & The Oysters, que por sinal chega (numa sexta-feira excepcionalmente chuvosa) como banda sonora ideal para uma Primavera solarenga.


[Swizz Beatz] Hip Hop 50: Vol. 2 EP

O primeiro volume, promovido pela Mass Apeal, chegou-nos em Junho do ano passado por ocasião da celebração dos 50 anos de vida da cultura hip hop, e na altura teve como anfitrião o icónico DJ Premier. Numa segunda edição desta iniciativa, é Swizz Beatz quem encabeça Hip Hop 50: Vol. 2 EP, que conta ainda com pesos pesados do rap como Nas, Lil Wayne, Jadakiss, Benny The Butcher, Scar Lip, Fivio Foreign, Bandmanrill, Lil Durk, A Boogie With da Hoodie e Jay Electronica.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos