pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/12/2021

Mais uma ligação PT-BR.

“Serenata”: Timor YSF participa no novo EP de Rincon Sapiência

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 27/12/2021

O Peso das Barra é o mais recente curta-duração de Rincon Sapiência. Lançado ontem, o projecto contém duas faixas e a segunda, “Serenata”, conta com a participação de Timor YSF. A captação foi feita por Progvid, em Lisboa.

Numa publicação feita no seu Instagram oficial, o rapper paulistano (que volta assim a fazer a ponte entre o português do Brasil e o crioulo depois de “Corvo“) desvendou esta colaboração: “Uma das novidades do verso livre desse ano é que haverá a participação de @timor_young_smoke meu parsa português de linhagem cabo-verdiana. Parceiro esse que me ajudou muito na minha última passagem por Lisboa, gravamos, filmamos e demos alguns jets. Esse registro foi na quebrada da Cova da Moura, lugar de ritmo e geografia muito parecida com as quebradas daqui, inclusive, muito obrigado pela recepção!”.

Na g1, a relação entre os dois MCs é explicada mais a fundo:

“A outra música, Serenata, foi feita e gravada por Rincon Sapiência em parceria com Timor Young Smoke, rapper cabo-verdiano também conhecido como Timor YSF. O beat da faixa é de Ziggy Beatz, também creditado como compositor da música.

“Serenata” é música gravada em Lisboa, capital de Portugal, para onde Rincon retornou neste ano de 2021. Foi durante festival realizado em Lisboa em 2108 que Rincon Sapiência conheceu Timor YSF. Mas foi somente na volta de Rincon Sapiência a Lisboa que surgiu a ideia de compor e gravar com Timor YSF uma música.

Timor já chegou com versos que se afinavam com a batida dançante dessa música, formatada com mix de drill e afrobeat por Ziggy Beatz, mas durante o encontro com Rincon, o artista africano acabou criando algo novo para o tema e, no dia seguinte, os dois rappers já estavam juntos em estúdio para a gravação da faixa.

‘Eu acompanho muito a cena musical de países de língua portuguesa, principalmente do continente africano’, ressalta Rincon Sapiência. ‘Quando tive a oportunidade de encontrar Timor no festival, fui até ele e nos conectamos. A possibilidade de lançarmos algo juntos viria com o tempo e, quando conseguimos, foi muito natural porque a sinergia aconteceu na música e na vivência também’, avalia Sapiência.

A letra de ‘Serenata’ retrata desigualdades sociais, abordando temas como fome, periferia e superação com versos como ‘Tenha dinheiro, perca saúde/ Ganhe saúde, perca dinheiro / Cabeça queima no travesseiro / Eu quero terra e não sou herdeiro/ Dinheiro gira como ciclone/ Dá uma volta e logo some/ Quando a barriga ronca de fome/ Ninguém escolhe aquilo que come’.

A gravação de ‘Serenata’ gerou clipe parcialmente gravado em Portugal, durante o reencontro de Rincon e Timor em Lisboa. A filmagem do clipe foi feita em Cova da Moura, bairro da periferia de Lisboa. Também há imagens feitas em São Paulo (SP), com Rincon Sapiência passeando por duas alfaiatarias, localizadas na zona leste da cidade natal do rapper.”

No início de 2021, o autor de Escuridão no Brilho assinava com a Sony Music Portugal e juntava-se a ProfJam para “Mudo de Vida“. Lançou, mais tarde, “Roda Slide” e “Budup Bow”, esta última com Xrootz, Yhunga e Mr W.O.T Crud.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos