“Lá no Xepangara – A Cultura Africana em José Afonso” é o espectáculo que vai reunir em palco vários artistas da esfera lusófona numa homenagem ao eterno cantautor português. O concerto está marcado para o dia 27 de Janeiro na Casa das Artes de Famalicão e os bilhetes custam 6 euros.
Selma Uamusse (voz), Karyna Gomes (voz), Edu Mundo (voz, guitarra e percussão), Manuel de Oliveira (guitarra e braguesa) e Fred Martins (voz e guitarra) formam o núcleo duro deste projecto que promove uma reflexão em torno da obra de José Afonso, destacando a influência da cultura africana na sua música e enaltecendo o carácter interventivo das suas canções, tão intimamente ligadas à descolonização e à luta pela liberdade. Inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, este espectáculo conta ainda com as presenças de Joaquim Teles (percussão), João Frade (acordeão) e José Silva (baixo).
Nos dois dias anteriores à data da primeira apresentação ao vivo, no Teatro Narciso Ferreira (TNF), as ideias que estão na base deste “Lá no Xepangara” manifestam-se no formato de masterclasses destinadas a alunos do 1º e 2º ciclo e escolas de música, administradas por Manuel de Oliveira e Viriato Teles e contando com a participação de alguns dos outros artistas que compõem o elenco desta peça musical. No dia 26 haverá ainda um ensaio aberto no TNF que poderá ser assistido mediante marcação prévia, através do e-mail casadasartes@famalicao.pt. Depois da estreia em Vila Nova de Famalicão, o objectivo passa por levar este conceito até outros pontos do país.