pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Rita Carmo
Publicado a: 19/05/2025

10 faixas de “Resistensia”.

Scúru Fitchádu lança terceiro álbum, Griots i Riots

Texto: ReB Team
Fotografia: Rita Carmo
Publicado a: 19/05/2025

Depois de Un Kuza Runhu (2020) e Nez Txada Skúru Dentu Skina Na Braku Fundu (2023), Scúru Fitchádu chega ao terceiro álbum, Griots i Riots, editado esta segunda-feira, 19 de Maio. Trata-se de um disco com uma dezena de faixas e com as participações especiais de Conan Osiris e Mbye Ebrima.

Griots i Riots vem de um lugar de dicotomia, de relação, de teoria e prática, estratégia e acção, ordem e caos, maturação e saturação”, explica Scúru Fitchádu. “A ideia para este terceiro disco é que fosse mais objectivo do que os anteriores, sendo também uma mistura dos dois trabalhos, o lado mais directo e na tua cara, mas também mais exploratório e de reflexão. Conceptualmente, atirando a minha energia aos mesmos visados de sempre, tendo na minha música e conteúdo um veículo de contracultura perante o conformismo. Em termos de retórica nada mudou, aliás todos os temas que foram abordados nos álbuns anteriores estão presentes em Griots i Riots. Foi um disco essencialmente escrito sobre muita introspecção, pressão, dúvida e autosabotagem.”

Scúru Fitchádu vai andar na estrada a promover o novo disco. Actua no Lux Frágil, em Lisboa, a 22 de Maio, uma data que serve de apresentação oficial do álbum; no Festival A Porta, em Leiria, a 7 de Junho; e no Festival Passeurs d’Humanité, em Tende, em França, a 19 de Julho. Mais datas serão anunciadas em breve. Também nos próximos tempos, Griots i Riots vai merecer uma edição limitada em vinil.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos