pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/07/2023

A partir da obra de John Cage.

Ryoji Ikeda traz 100 Cymbals a Lisboa e Porto

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 05/07/2023

Ryoji Ikeda toca primeiro na Gulbenkian, dia 21 de Julho, e depois em Serralves, dia 23. Os bilhetes para os concertos em Lisboa e no Porto já estão à venda e custam, respectivamente, 10€ e 7,50€.

O artista japonês sediado em Paris apresenta-se em Portugal em conjunto com o ensemble Les Percussions de Strasbourg (ao lado dos percussionistas Tomás Moital, Madalena Rato, Joana Duarte, Paulo Amendoeira e Francisco Cipriano na Gulbenkian; ou com os Drumming GP, grupo formado na Invicta, no concerto de Serralves) para uma actuação cujo instrumento de ordem é o címbalo.

O espectáculo 100 CYMBALS, como o próprio nome indica, tem por base uma centena de címbalos — formato que, criado na Filarmónica de Los Angeles, em 2019, evidencia o instrumento com um papel geralmente secundário numa performance em que são estes os discos que mais brilham. Dirigida por Ryoji Ikeda numa interpretação livre, a peça de John Cage But what about the noise of crumpling paper (dedicada a Hans Arp, natural de Estrasburgo, por ocasião do centenário do seu nascimento, e oferecida à Percussions de Strasbourg em 1986) inaugura a apresentação encabeçada pelo nipónico, que se propõe a substituir os elementos originalmente utilizados — madeira, água, vidro ou metal — por instrumentos da cultura japonesa.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos