pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana César
Publicado a: 14/09/2023

São quatro sessões ao longo do mês de Novembro.

Rui Miguel Abreu vai conduzir uma série de viagens pela música urbana portuguesa no Auditório de Espinho

Texto: ReB Team
Fotografia: Joana César
Publicado a: 14/09/2023

Dias 2, 9, 16 e 23 de Novembro, o Auditório de Espinho recebe Rui Miguel Abreu para uma série de viagens musicais, “Do velho hip hop aos novos fados – o que bate no nosso presente”, todas elas com entrada livre mediante inscrição prévia.

O director do Rimas e Batidas vai fazer-se acompanhar por um gira-discos e várias edições em vinil, que o ajudarão a pintar melhor o actual quadro da música pop portuguesa de cariz mais “urbana”. O hip hop será ponto de paragem obrigatória, mas há muito mais por onde explorar nesta vibrante e plural cena contemporânea nacional, onde r&b, fado, electrónica e outras tradições sonoras que se têm entranhado na nossa cultura andam de mãos dadas. Em declarações deixadas à nossa redacção, RMA explica mais detalhadamente o que vai poder ser escutado nestas quatro palestras que se inserem no ciclo Ressonâncias e Vibrações:

“Fui desafiado pelo André Gomes da Academia de Espinho a pensar numa série de palestras que explorem o lado mais ‘urbano’ da música pop contemporânea. A música que hoje escutamos em Portugal tem múltiplas matrizes. O hip hop é obviamente inescapavel, mas a crescente presença das cadências africanas nas nossas tabelas e nas nossas pistas também é notória. E depois há que pensar numa reconciliação da nossa moderna pop com raízes tradicionais, com o fado a ser também forte inspiração para alguns dos novos protagonistas da nossa cena musical. São essas ideias que vão nortear 4 viagens pela nossa música pop contemporânea.”


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos