pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Vera Marmelo
Publicado a: 20/07/2022

Ecos de uma cidade culturalmente exuberante.

Ricardo Martins, Hanna Hartman ou Clothilde na programação do Lisboa Soa 2022

Texto: ReB Team
Fotografia: Vera Marmelo
Publicado a: 20/07/2022

O Lisboa Soa regressa em Agosto para a sua sexta edição e vai manifestar-se entre os dias 26 e 28.

Depois de uma “não edição” que resultou no lançamento de um livro, em 2021, o festival retoma a normalidade este ano e vai levar alguns dos músicos mais inventivos e imprevisíveis da cena contemporânea a dois espaços distintos da capital portuguesa. Já depois de amanhã, 22 de Julho, há um evento de apresentação a decorrer nas Carpintarias de São Lázaro, que terá Mikhail Karikis, Maria do Mar, Joana Guerra e Helena Espvall a dirigir a instalação/performance Acoustics of Resistance.

Entre os nomes que mais chamam a atenção da nossa publicação está Ricardo Martins, que conta com passagens por grupos como Chão Maior, Pop Dell’Arte, Jibóia ou, mais recentemente, Fumo Ninja. O baterista foi convidado pelo Lisboa Soa a dar uma continuação à estética que tem desenvolvido nos seus últimos dois lançamentos a solo, Incerteza Absoluta e Chão de Cobras. Ocaso é o título desse novo trabalho e “celebra o desmoronamento em formato canção”, com recurso a bateria, voz, sensores, gravações e sintetizadores modulares, conforme nos informa um comunicado.



Nascida na Suécia e actualmente a residir em Berlim, Hanna Hartman representa o que de melhor se vai fazendo dentro do espectro das sonoridades orientadas pelo espírito DIY. Tem somado vários prémios e bolsas ao longo dos anos, vendo reconhecidos quer os seus trabalhos a solo seu trabalho para rádios, ensembles ou instalações sonoras.

Quem se expressa numa “linguagem” semelhante à de Hartman é Clothilde, ela que é vista como “uma das compositoras de música electrónica mais intrigantes da cena portuguesa”, conforme notou Rodrigo Fonseca no texto que introduzia uma entrevista à artista, publicada em Março no Rimas e Batidas. Depois de se ter estrado na Holuzam no ano passado, com Os Princípios do Novo Homem, Sofia Mestre trouxe-nos a banda-sonora para ARA há um par de meses.

Este ano, vão também poder encontrar instalações de som/imagem e workshops dentro daquilo que é a oferta do Lisboa Soa. No que toca aos espectáculos ao vivo, a programação completa divide-se da seguinte forma:

[Museu de Lisboa – Teatro Romano]

Dia 26, às 19h30 – Ricardo Martins
Dia 27, às 17h00 – Riccardo La Foresta
Dia 28, às 18h30 – Maria Komarova
Dia 28, às 19h30 – lu:wn

[Carpintarias de São Lázaro]

Dia 26, às 22h00 – Clothilde
Dia 27, às 22h00 – Hanna Hartman


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos