pub

Reachin’ de Digable Planets faz 25 anos!

[TEXTO] Rui Miguel Abreu [FOTO] Direitos Reservados

Quando foi lançado, em 1993, o álbum Reachin’ (A New Refutation of Time and Space) aterrou num planeta hip hop habitado por ilustres como De La Soul e A Tribe Called Quest, Gang Starr ou Dream Warriors, nomes que souberam cruzar o rap e o hip hop em novas e inventivas fórmulas criadas a partir de uma utilização altamente criativa do sampler. Os Digable Planets que vinham de Seattle, Filadélfia e Brasil e que se reuniram em Nova Iorque trouxeram para esse entusiasmante mapa uma visão própria que teve impacto até nos GRAMMYs, com a cerimónia de 1994 a reservar a distinção de Best Rap Performance para o hit “Rebirth of Slick (Cool Like That)”.

 



A Light In The Attic, editora se Seattle que já tinha reeditado o enorme Blowout Comb há um par de anos, relança agora, por ocasião do seu 25º aniversário, o álbum de estreia do trio de Ishmael Butler (hoje nos Shabazz Palaces), Mary Anne Vieira (que o Rimas e Batidas entrevistou aquando da passagem dos Digable Planets pelo Vodafone Mexefest em 2016) e Craig Irving. Diz a editora: “Descatalogado em vinil desde a edição original em 1993, Reachin’ captura um dos últimos estertores da adolescência ritmada e jazzy da música rap no arranque dos anos 90 — aqueles grooves quentes e positivos continuam tão carregados de classe como quando foram criados. Ponham este disco no prato, enrolem um com a vossa crew e voltem a viajar com a tribo dos insectos”.

Chris Read do incontornável site Who Sampled aproveita igualmente a ocasião para celebrar os 25 anos deste clássico com uma nova mix. Trata-se, assegura o autor, “de um álbum tão memorável pelo seu material rico em samples de jazz como pela sua evocação da poesia pós-Civil Rights Movement”. Chris Read volta a adoptar uma postura documental para a sua mix que é pontuada com samples originais, excertos de entrevistas, versões alternativas e raras de temas e, claro, muita classe.

 


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos