Rapsody convida D’Angelo e GZA para o primeiro avanço de Eve

[TEXTO] Pedro João Santos [FOTO] Direitos Reservados

Quando o reclusivo D’Angelo deixa a sua voz ser ouvida, a ocasião é especial — e é o que acontece com a sua participação no novo single, produzido por 9th Wonder, de Rapsody. A rapper prepara-se para lançar Eve, o seu terceiro álbum, e acaba de editar o single introdutório “Ibtihaj”, que presta homenagem ao convidado GZA e a uma atleta olímpica.

Se as palavras entoadas por D’Angelo vos soarem familiares, já deverão conhecer “Liquid Swords” de GZA. E é o mesmo MC dos Wu-Tang Clan que em “Ibtihaj” deposita barras sobre um sample da faixa-título do seu Liquid Swords, disco seminal de 1995.

O título da canção deriva de Ibtihaj Muhammad, a primeira mulher muçulmana a usar um hijab enquanto representava os EUA nos Jogos Olímpicos, na categoria de esgrima. Não é a única mulher homenageada, tanto na canção como no seu vídeo, que passa por outras lendas da cultura hip hop: podem ser vistas Roxanne Shanté, uma das precursoras do rap no feminino, e Mary J. Blige, a reconhecida monarca da hip hop soul.

As dedicatórias estendem-se no disco Eve, cujas faixas são baptizadas com nomes das mulheres na sua vida, incluindo Nina Simone e Aaliyah, conforme conta Rapsody à revista Essence. “Ao mesmo tempo, percebo que isto é maior que eu: é mais sobre a ‘aldeia’ de mulheres negras. Sinto que todas temos experiências, histórias e inspirações semelhantes”. Outro pormenor do disco já foi desvendado: uma das suas canções, “Hatshepsut”, tem como convidada Queen Latifah.

Muito está em jogo para suceder a Laila’s Wisdom, o longa-duração que resultou da sua ligação com a Roc Nation e granjeou duas nomeações nos GRAMMYs. Aquando da sua edição, em 2017, o Rimas e Batidas ouviu o momento de ruptura de Rapsody: Moisés Regalado definiu-o como um “desfile de métricas e letras maduras, que educam sem forçar lições – capacidade apenas ao alcance dos melhores”. No dia 23 de Agosto, Eve virá testar a validade dessa frase em 2019, prestando tributo às melhores.


ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team