pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/08/2022

De 08/08/2022 a 14/08/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #96

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/08/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[Bob Da Rage Sense] “Idiossincrático”

Desde que falámos com Bob Da Rage Sense, em Maio de 2020, acerca do regresso de Robert aos discos, com As Aventuras de Robbie Wan Kenobie a apresentar um novo alter-ego, não tivemos mais notícias de Robbie. Desde a altura em que, no início da pandemia, o rapper nascido em Luanda se juntou ao lado da força, passaram-se sucessivos estados de emergência, confinamentos alternados, vagas várias, fases de vacinação, até caírem as máscaras e o mundo voltar a uma rotina dita normal. Tempo suficiente para assentar as ideias efervescentes do sucessor de Ordem Depois do Caos. Agora é “Idiossincrático” que, dois anos depois, dá continuação à missão deste Jedi do rap lusófono. 



[AVAN GRA] “QUADROS”

Há novas formas de cumprir velhas demandas. Ainda está por saber a data da revelação do disco de apresentação dos AVAN GRA, mas eles têm vindo a revelar-se há já algum tempo. Cada faixa que desvendam é “retirada do álbum AVAN GRA”, que há-de se dar por completo, presumivelmente, quando todos os temas integrantes tiverem sido lançados individualmente. “Nunca quis dar-te algo que não fosse eu”, sai da tinta de Carracha em “QUADROS”, mas aplica-se ao duo em qualquer trabalho que tenham exposto. Fazem do hip hop veículo da sua verdade com traço único e sem retórica.



[KrazyDread X Bambino] “Ritmo, Amor & Prazer”

A mais célebre expressão associada ao rap tido como acrónimo define-o como “rhythm and poetry”. Por cá, Boss AC encontrou um outro significado na mais expressiva vertente do hip hop ao editar, em 2005, o álbum Ritmo, Amor e Palavras. KrazyDread oferece uma variação em alternativa e, subentendidas as “Palavras”, é o “Prazer” que se revela indispensável para, inspirado pelo instrumental solene de Bambino, se entregar, sem rodeios, à sua poesia.



[Salucci] “Agiliza”

Urubu está a um par de meses de celebrar o primeiro ano, e desde essa estreia de Salucci num formato de longa-duração que se sentem as influências de um boom bap clássico mas renovado — com Keso à cabeça. “Agiliza” confirma essa tendência, e o nome de Praso associado à produção do tema ajuda a explicar essa ambiência indissociável. Não seria de admirar que o Revólver Entre as Flores tivesse sido a banda sonora de inspiração deste tema com selo Monkery Collective.



[TsukiMc] “Rasta”

O anúncio foi feito a 25 do mês passado e, desde então, TsukiMc tem revelado, canção a canção, a matéria que compõe Sempre Comigo, EP que conta com oito faixas, das quais metade já estão do nosso lado — e “Rasta” foi precisamente a quarta (terceira no alinhamento do disco) a abrir caminho. Segue-se o “Clima” para esta noite.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos