pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/07/2022

De 04/07/2022 a 10/07/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #91

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 12/07/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[Plutonio] “4AM no Rio”

“4AM” é a segunda investida consecutiva de Plutonio em território canarinho e, apesar das diferenças no itinerário e no fuso horário, não está assim tão longe de “Lisabona”. As “dicas”, mesmo não sendo as mais impressionantes no catálogo do rapper de Cascais, seguem, regra geral, um eficaz binómio entre premissa e punchline; e o refrão, repetido sistematicamente, não cai numa previsível monotonia e ganha, precisamente por essa repetição exaustiva, uma força que poucos artistas conseguem concretizar com tanta regularidade.



[Drip Sessions] “Cookie Jane”

As Drip Sessions têm sido mais uma montra para mostrar novo talento, especialmente no campo do drill cantado em crioulo. Nesse âmbito, Cookie Jane é “Rainha” — como nos fez saber no seu último singl— e defendeu a cor do seu sangue na passagem pela parede azul. “Não sou opção, sou privilégio” é um statement de realeza.



[IVANN, Dino D’Santiago] “Mbappé (Afro Tropical)”

Cova da Moura serve de Parque dos Princípes a este “Mbappé” (ou N’golo Kanté, Mo Salah, Sadio Mané…) do “afro-futurismo à portuguesa”. A tropicalidade das batidas afro é responsabilidade de IVANN, que puxou de Dino D’Santiago as suas qualidades mais acutilantes — da letra ao ritmo, “Tubarão Criolo (…) MVP do game”.



[YOUNGSTUD] “PLÁSTICO”

Numa semana em que vimos algumas das maiores estrelas do hip hop na Praia da Rocha, em Portimão, YOUNGSTUD apareceu com novidades no rescaldo da primeira edição (que já tem uma segunda confirmada em Portugal para 2023) do Rolling Loud na Europa. Para lá do tema sugestivo do que se viu pela areia do festival, “PLÁSTICO” marca um outro ponto: nem tudo o que dá à costa se aproveita. E, por outro lado, nem tudo o que é “PLÁSTICO” é lixo. No material é que está a qualidade.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos