pub

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/06/2022

De 20/06/2022 a 26/06/2022.

Rap PT – Dicas da Semana #89

Texto: Paulo Pena
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 28/06/2022

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça, por dentro e por fora.



[AVAN GRA] “SÊ SÓ TU PRÓPRIO”

Com uma homenagem ao falecido MF DOOM, os AVAN GRA dão o mote retroactivo para o que têm vindo a fazer: “SÊ SÓ TU PRÓPRIO”. Pode ser cliché, como dizem, mas a verdade é que o duo se rege, impenetravelmente, por essa regra. E neste tema que já havia sido revelado na passagem do grupo pelas Lume Sessions, no Museu da Água, sobressaem as melhores versões de 90’s KID e Carracha sobre um instrumental que bem podia ter saído do alinhamento de Beats Vol. 1: Amor.



[FADED] “Eixo Norte-Sul”

Na antevisão de mais um encontro do “Eixo Norte-Sul” no Sumol Summer Fest, os intervenientes puseram mãos à obra e cruzaram-se num primeiro confronto de aquecimento entre as rimas, as batidas, e os cortes de XEG, Johnny Virtus, Chullage, MAZE, Ace, DJ Guze, Deezy, Kappa Jotta, DEAU, Sir Scratch,  Mundo Segundo, DJ Spot e DJ Big, Evolute e TK. Preparem-se para o próximo dia 2…



[Rokelhe] “Proibidão”

Para quem vem ao engano pelo título sugestivo, “Proibidão” de funk não tem nada. QVXNO foi exactamente no sentido contrário num instrumental minimalista e bem à medida do tom de Rokelhe (ao que parece ex-Roke).



[Biex x Lois] “Delírio nos Cavacos”

Biex e Lois juntos, nem o diabo os quis. Mas eles prometem ser Filhos Dum Diabe, e para o provar voltaram a fazer das suas rimas e batidas infernais. “Delírio nos Cavacos” é o primeiro sinal do que estes dois andam a preparar. Coisa boa não há-de ser, se tudo correr bem.



[JJ 2000 Fantasmas] “Bu”

Retirada do álbum Os prédios são jazigos, “Bu” é o grito assombroso das JJ 2000 Fantasmas. A produção tenebrosa é de Karlon Krioulo, que se junta à dupla da velha guarda — um regresso aprovado pela própria “Bruxa”. 



[Sippinpurpp] “NR5”

A par de “Fato Treino do City”, “NR5” era daquelas que já sabíamos que estava na calha há algum tempo. Isso está patente no vídeo, filmado com a neve em plano de fundo e revelado em pleno Verão, com Sippinpurpp a figurar de penteado, cor de cabelo e porte diferentes do que actualmente apresenta. E a par da também guardada na gaveta “Fato Treino do City”, “NR5” vale sobretudo pelo refrão contagiante.



[BLINK] “BTX”

Nem foi preciso chegar a meio de “BTX” para perdermos a conta às quotables que BLINK vai atirando sobre o beat de El Conductor — que não é o Williams, mas a rapper portuguesa também não fica a dever nada a Armani Caesar, ou a qualquer outra MC de caneta em riste. Fosse Portugal do tamanho dos EUA…



[M.] “ROMA” c/Rhea Sun

Já se sabe que o contrário de “ROMA” é “AMOR” e é sobre esses caminhos cruzados que M. fala com Rhea Sun, num tema que se destaca por seguir à margem dos clichés e das fórmulas repetidas. Tão perto de cair nessas armadilhas e, ainda assim, a surpreender a cada passo — a cada verso.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Últimos da categoria: Rap PT - Dicas da Semana

RBTV

Últimos artigos